Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Parabéns Blogger e Feliz Aniversário de 11 anos!

Hoje a maior e a melhor platforma gratuita para publicação de conteúdos está fazendo 11 anos. E pensar que ela começou em 1999 como uma ferramenta despretenciosa na qual seus idealizadores a utilizavam para trocar informações entre eles. Eles não imaginavam que ferramenta poderosa estavam criando.

Abaixo, um vídeo de como tudo começou (Uma raridade!):




Um pouco da história do Blogger

Em 23 de agosto, era lançado o Blogspot pela empresa Pyra Labs, uma ferramenta para publicação online. O sucesso da plataforma chamou a atenção dos fundadores do Google, que imediatamente a comprou em 2003. Uma das providências tomadas foi tornar a plataforma grátis (já que a Pyra Labs cobrava caso o usuário quisesse ter acesso à outras funcionalidades mais avançadas).
Para facilitar a publicação de fotos, o Google comprou o Picasa em 2004, e este, junto com o Hello(compartilhador de fotos) foram integrados ao Blogspot. E no mesmo ano, novas funcionalidades e templates também foram adicionadas.
Em 2006, agora com o nome Blogger, a plataforma começou a ser migrada para os servidores do Google, com mais novas funcionalidades. Fase esta conhecida como Blogger Beta. A migração durou até o início de 2007. Nesse mesmo ano, o Google comprou o Feedburner, um gerador e distribuidor gratuito de feeds para blogs, com o intuito de unificar o Analitycs e o Adsense, e também começou a migrar todos os feeds para os seus servidores, coisa que se encerrou neste ano.

De acordo com Meg Hourihan, co-fundadora da Pyra Labs, O Blogger era algo a mais que tinha sido lançada pela empresa, cujo foco principal era softwares de gerenciamento de projetos. Ela ainda diz que usaram a base do código de um blog interno da empresa no lançamento original da plataforma. E afirma que não tinham nenhuma pretensão em ganhar dinheiro com o Blogger nem lançar um um servidor para os conteúdos, e sim, para facilitar a vida das pessoas nas publicações online, não importando onde o conteúdo fosse hospedado.

Desde o dia 13 de junho de 2007, a equipe do Blogger mantém um outro painel, o Blogger in Draft, que é uma versão especial da plataforma, onde novas funcionalidades são testadas em primeiro lugar, um laboratório de testes, podemos assim dizer.

O presente!

Muitas novidades vem sendo lançadas para os usuários desde o ano passado. A implementação das páginas estáticas, um novo e melhorado editor de texto, o Designer de modelo (uma poderosa ferramenta de ciração de templates), uma ferramenta de estatística (Blogger Stats),  um novo sistema de comentários que está em andamento (foi lançado um sistema anti-spam recentemente), entre outras coisas. De hoje até o dia 31, dia da festa mundial de 11 anos, muitas outras novidades poderão acontecer.


O futuro!

O futuro é promissor para a plataforma, que possui por trás de si a garantia de fazer parte de uma das maiores empresas da Internet dos últimos tempos, e com isso os seus usuários só tem a ganhar.
Uma coisa é certa, o objetivo do pessoal do Google sempre vai ser de fazer do Blogger a melhor plataforma para gerenciamento de conteúdo online do planeta, trazendo sempre a facilidade e a tranqüilidade para o usuário.

E eu não poderia terminar este post sem dizer a frase que me motiva a apoiar e fazer parte deste meio, sem desmerecer ninguém: Chupa Wordpress!!! 
E a todos os depreciadores do Blogger eu apenas digo: Vocês são patéticos! Deixem bem claro que vocês querem é vender hospedagem e comecem a respeitar a opção de cada um!

I love Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google