Pesquisa personalizada

sábado, 28 de agosto de 2010

Neutralidade... E o Google sendo do mal!!!





Nas últimas semanas tem-se falado muito no Google e a sua neutralidade na internet. Sobre o fato de não ser maldoso ou demoníaco ("Google don't be evil" é uma frase que se leu bastante por aí, principalmente no Twitter.), a respeito de um tal acordo entre a empresa e a Verizon nos EUA. Aqui, no escritório da Google Brasil, nada é comentado ainda, ninguém sabe de nada (parecem com os nossos políticos!).

Tenho um colega que tem uma empresa que está dando muita grana com anúncios no Adsense, principalmente com o Adwords. A felicidade dele é tamanha porque ela figura na página principal do buscador ao lado e acima de grandes empresas que oferecem o mesmo serviço. Por causa disso, chovem contratos e mais contratos, não vou dizer que ele está nadando em dinheiro, mas está muito bem.

Nesta semana, conversando com ele, percebi a preocupação dele com o fato de que o Google está pensando em privilegiar conteúdos pagos, ou seja dar um destaque maior para a publicidade das grandes empresas. Caso isso aconteça, ele sairia da primeira página de busca e conseqüentemente perdeira muito dinheiro, já que a maioria de seu lucro vem com o fato de estar no topo das pesquisas.

Bem, eu tenho uma opinião sobre essa mudança, e quem quiser contestá-la ou acrescentar algo, use os comentários abaixo.  Pois bem, ela reside no fato de que o Google é uma empresa, e como tal, procura o lucro, logo, ela pode alterar o seu modelo de negócios na hora que quiser e como puder.

O Google cresceu com um modelo de negócios democrático, onde qualquer um poderia anunciar, independente que fosse uma empresa grande ou pequena, logo ela tinha uma neutralidade na qual pouco se importava quem ficava no topo das pesquisas, bastava apenas ter um grande conteúdo que fosse relevante para anunciar e um SEO muito bem construído e funcional em seu site.

E com esse modelo o Google cresceu e se tornou o número 1 em tempo recorde. Só que hoje a realidade é diferente, esse mesmo modelo que alavancou a empresa pode estar dando prejuízo pois a empresa vive um momento diferente. Paradoxal, não? Na verdade, o que foi bom no passado, não necessariamente pode ser bom no presente, e enquanto empresa capitalista, o lucro tem que prevalecer e não podemos ser tão puritanos. Qualquer empresa vive de dinheiro!

Muitos especialistas  por aí dizem que com o fim da neutralidade na rede, pode acarretar o fim da Internet! Eu não iria por esse caminho, mas teríamos sim, grandes monopólios que ditariam os rumos de como a Internet devesse seguir, e com certeza, o Google quer fazer parte dessa dominação ( e quem falou que eu não sonho em fazer parte disso?), se é que já não está fazendo. Apesar de alguns tropeços (na China, por exemplo), a empresa já domina grande um grande setor da rede.

Terminando, eu não penso que o Google seja do mal, ela apenas é uma empresa que quer abocanhar grande parte senão a totalidade do mercado. Ela só está fazendo o papel  que lhe cabe dentro do contexto da nossa realidade, um capitalismo selvagem, porque se não fosse ela, com certeza teríamos outra empresa fazendo o mesmo.

E reiterando a frase: BE EVIL GOOGLE!!! BUT BE EVIL A LOT!!!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. Que que vou valar contra o Google se ele é o grande responsável pelo leitinho das crianças? Se o Yahoo atirou chineses na fornalha do Partido e a Microsoft não chega a ser um exemplo de filantropia, descobrimos que o mundo real é feito de vilões.

    ResponderExcluir
  2. @blogpaedia.com.br

    E vale o ditado: Se você não pode com o inimigo, então se junte à ele! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cidão!

    Olha, nada me surpreende em termos de capitalismo porque nunca esperei nada destas empresas que só enxergam o lucro. Aprendi desde bem criancinha que ninguém faz nada de graça pra ninguém. Hoje sei que até existe gente realmente altruísta e preocupada com o bem comum, mas certamente não está no comando de nenhuma destas empresas multimilionárias.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Urbano Leonel Sant' Anna


    Vivemos num mundo capitalista e imperialista. A gana por dinheiro é o objetivo deles e de qualquer um.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.