Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O Facebook reconhece os elementos contidos em uma foto!

Sabiam que os algoritmos do Facebook conseguem "enxergar" o que está dentro das fotos que você envia para a rede? E que para provar isso é só usar um recurso importante do navegador Chrome?

Na verdade, o Facebook usa uma tecnologia de reconhecimento de imagem para determinar com precisão o conteúdo de suas fotografias. Essa tecnologia consegue determinar com precisão as cenas e os objetos que estão contidos na imagem sem que você precise adicionar nenhuma descrição.

Não importa o que a foto mostra, seja você comendo uma pizza, apreciando o sol em uma praia, brincando com seu cão ou passando uma noite com os amigos, o Facebook descobre exatamente o que está nela. Eles usam internamente essas legendas geradas por máquinas para tornar suas fotos mais acessíveis para os usuários cegos.

Veja a tag alt destacada na imagem acima: "A imagem pode conter 26 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e o innterior"
O Facebook usa tags de visão do computador, e é fácil saber os dados que a rede usa para o reconhecimento visual das suas imagens.

1- Abra qualquer foto no site do Facebook e clique na miniatura para ver a versão ampliada da imagem.
2 - Clique com o botão direito do mouse na imagem e selecione Inspecionar para abrir as Ferramentas de desenvolvimento do Google Chrome. Esse truque deve fincionar em todos os navegadores modernos, pois eles têm ferramentas de desenvolvedor embutidas.
3 - Olhe para o atributo alt da tag de imagem  e você encontrará a descrição da imagem como ela é vista pelo Facebook.

Abaixo está um tutorial em inglês desses passos:


As tags de visão de computador do Facebook abrangem vários conceitos, incluindo comida, objetos (por exemplo, óculos), expressão das pessoas (se estão sorrindo), Esportes, natureza (céu, montanhas) e muito mais. E se você estiver em uma fotografia de grupo, o Facebook pode dizer com precisão o número exato das pessoas na foto.

Como não coloco fotos no Facebook, fiz o teste com aquelas dos amigos e achei impressionante o nível de precisão dos algoritmos do Facebook. Você mesmo pode testar e perceber a maravilha desse recurso da rede. Para alguns, que acreditam em conspiração, pode ser assustador!

Fonte Digital Inspiration

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google