Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como fazer uma página de erro 404 personalizada no Blogger de um jeito bem simples





Dentre as inúmeras novidades disponibilizadas pelo Blogger na semana passada, as páginas de erro 404 personalizadas era um dos recursos mais pedidos pelos usuários do Blogger. A antiga página de erro era muito impessoal e desestimulante. Agora você pode fazer a sua própria página de erro 404 do jeito que você quiser.

Ops...
Para quem não sabe, uma página de erro 404 sempre aparece quando um link é digitado errôneamente ou quando o mesmo não existe. Essa página pode ser feita indo em painel de controle >> Configurações >> Preferências de pesquisa >> Erros e redirecionamentos >> Clicar em "Página não encontrada" personalizada. Abre-se um campo onde você pode colocar o código HTML da página ou uma simples imagem.

Mensagem de erro 404

Fiz um teste, escrevi um código no próprio editor de texto do Blogger no modo HTML, com um texto contendo links para o meu blog e também para os meus outros blogs (Uma página de erro 404 não é só para apontar que há um erro, você deve dar caminhos para o leitor (que chegou numa página não encontrada) conhecer o seu conteúdo.

Código da página de erro 404

Simplesmente copiei e colei o código no campo que se abre na opção Erros e Redirecionamentos, e depois clique em "Salvar alterações":

Código copiado e colado

Eis como ficou a minha página de erro 404 personalizada neste blog:

Página de erro 404 personalizada neste blog

Fiz também uma página de erro para o blog Dorgas on Fire, neste caso eu usei uma imagem com um link para a página inicial:

Página de erro 404 no Dorgas on Fire

Fácil e simples!!! Com alguma criatividade pode-se fazer páginas bem mais lindas e interessantes. Que o seu Webdesigner interior possa despertar e te embarcar nessa missão maravilhosa!

Obs.: O máximo de caracteres permitidos é de 10kb. Use-os com sabedoria!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. Por alguma razão, no meu blog, a página 404 personalizada não funciona. =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um template tem muitas customizações, certos códigos nativos do Blogger não aparece... E aí tem que incluir eles no layout.

      Excluir
  2. Amigo fiz o que você falou, porém a página de erro 404 não aparece (ja testei no seu blog e deu certo)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.