Postagem em destaque

O Brasil tem um instituto de reabilitação para viciados em internet e celular

Você é viciado em internet e celular? Saiba que você tem um problema chamado de nomofobia. E como tratar? O tratamento pode ser feito no Ins...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Novidades: Customizando as preferências de pesquisa no Blogger

Ontem à noite, a equipe de engenheiros do Blogger introduziu alguns recursos para que nossos blogs, bem quanto seus posts e imagens possam ser indexados corretamente nas buscas. Como já é sabido, o Google vai começar a punir blogs que exageram no SEO, e estes novos recursos surgem para nos auxiliar nesse sentido.

Finalmente recursos de SEO de verdade no Blogger!!!

Para começar, foi introduzida a opção "Preferências de pesquisa", na aba Configurações do seu painel de controle. Ao clicar nesta opção, abrem-se três novas subseções: Metatags, Erros e redirecionamento e Rastreadores e Indexação:

Preferências de pesquisa em Configurações

Esses recursos ao serem habilitados, alguns deles tais como a Descrição e as Tags de cabeçalho de robôs personalizadas aparecerão também nas configurações do editor de posts. Por exemplo, se você criar uma descrição de pesquisa, poderá fazê-la tanto para o seu blog quanto para os posts individuais:

Descrição do blog: Aqui você escreve sobre do que trata o seu blog.
Descrição do post: Aqui você escreve sobre do que se trata o post.

Uma outra novidade foi a disponibilização da criação de uma mensagem para a página de erro 404 (Página não encontrada), e com redirecionamentos personalizados para o seu blog:

Mensagem de erro 404

A maioria dos recursos estão na Configurações, enquanto que outros estão diretos no Editor de posts, como por exemplo, a possibilidade de adicionar as tags "alt" e "title" nas imagens colocadas em seu post, ou até mesmo, na ferramenta link, onde foi adicionada a opção do atributo rel="nofollow". Esta última é importante, pois ao clicá-la, você estará informando aos motores de busca que nã quer que esse link seja indexado.

Propriedades da imagem

Tags alt e title

Link
Agora, muitos desses novos recursos devem ser usados por usuários avançados, pois qualquer erro pode fazer o seu blog desaparecer das buscas, e em sendo assim, há uma mensagem de aviso:

Aviso

Recomenda-se que o usuário leia muito antes de usar essas ferramentas, seja nos artigos do centro de ajuda do Blogger, ou em blogs especializados em SEO, e um que recomendo é o Ferramentas Blog, do Marcos Lemos (@hordones).

Eu ainda não configurei esses novos recursos, pois tenho um SEO próprio em meus blogs, diretos no layout, e não sei se eles irão entrar em conflito. (Com certeza irão). Na semana que vem, a equipe do Blogger fará um hangout na página do Blogger no Google+ para que os usuários possam falar sobre essas novidades e fazer perguntas, infelizmente é tudo em inglês.

E a plataforma Blogspot está ficando adulta! E estamos crescendo juntos com ela!!!

10 comentários:

  1. A personalização da página de erro não deu certo no meu blog (Momentum Saga), mas no outro blog em que eu escrevo, Zumbi Hunter, a página de erro apareceu com a imagem própria feita para o blog. Acredito que no meu deva haver algum script ou função bloqueando a nova página, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, Sybylla, uma coisa que notei nas urls de seus posts quando faço o Crazy Links é um conjunto de caracteres estranhos. Porque isso?

      Excluir
    2. Também estou tentando descobrir o que está causando isso. Algum script que deve ter sido modificado, sei lá. =\


      Eles não afetam em nada o funcionamento, mas pode deixar as pessoas desconfiadas. Só não consigo achar onde está o problema.

      Excluir
    3. Alguma coisa (código) que você colocou no template.

      Excluir
  2. Finalmente o Blogger tem algo para SEO. Não uso Blogger, mas fiquei contente com as novidades.
    Porém tenho certeza que muita gente vai impedir de indexar o blog todo com o robots.txt xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dãããã... Porque será??? :)

      São as mudanças que o Google está fazendo contra o exagero de SEO nos blogs/sites. O Blogger então, deu uma "ajudazinha" para nós!

      Excluir
  3. Muito bem, mesmo! Agora só espero que voltem a colocar o word-verification de volta nas secções de comentário(com o novo interface a opção tinha desaparecido, agora voltou só que ainda não aparece na página em si) mas tenho fé no bom trabalho do Blogger :D.

    Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max, minha gata lusitana, como eu odeio o word-verification em qualquer situação. Eles simplesmente são ilegíveis e incompreensíveis!

      Excluir
    2. E desnecessários. O sistema anti-SPAM do Blogger é ótimo.

      Excluir
    3. Com certeza. Pega um monte de lixos que vem lá da Ásia.

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google