Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de março de 2011

A integração perfeita: Blogger e Google Docs, sonho ou realidade?





Nestes últimos anos, o Blogger vem sendo integrado a diversos produtos e serviços da Google, tais como o Picasa, YouTube, Adsense, Reader, entre outros mas percebi que falta uma integração que acredito ser a mais importante, com o Google Docs.

A integração perfeita!
Uma colega professora decidiu abri um blog para ajudar em seu trabalho na sala de aula, assim ela poderia dar listas de exercícios e outras atividades virtuais para os seus alunos. E ela abriu no Wordpress.com! Caramba, porque não no Blogger, que é 1000000000 de vezes melhor?

Por um simples detalhe besta que tem no WP.com e que não tem no Blogger: a capacidade de fazer uploads de arquivos e disponibiliza-los em posts em formas de links para serem baixados... Existe ícone no editor de texto para subir imagens, que ficam armazenadas no Picasa... Existe ícone no editor de texto para subir vídeos, que ficam armazenados no YouTube... Mas não existe um ícone no editor de texto para subir mídias e documentos, que PODERIAM ficar armazenados no Google Docs!

Essa integração seria o must na plataforma. Eu mesmo estou com um projeto de criar um blog para distribuir exercícios e textos de Física para os meus alunos, mas esbarrei nessa dificuldade. Para fazer isso no Blogger, eu teria que criar documentos no Google Docs e pegar o link e inserir no post, o que para mim  não seria difícil pois sempre que posso faço isso, mas para um usuário comum, que não tem muito traquejo na internet, isso seria complicado como no caso dela, pois é mais fácil clicar num ícone para subir a mídia, e diretamente no editor de texto, disponibilizar o link, sem ter que passar por outros caminhos. O WP.com oferece isso... O Blogger não... Ok, antes que tirem sarro já vou mandar aquela máxima:

CHUPA BLOGGER!!! Pronto, satisfeitos?

Outras formas de disponibilizar links para downloads de mídias e documentos é usar os inúmeros discos virtuais que existem por aí. Mas esse não é o caso. Espero que a equipa do Blogger esteja trabalhando nesse sentido para obter essa integração entre o Blogger e o Google Docs, para que eu nunca diga novamente a heresia que eu disse acima.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. Opa,

    Obrigado pelo convite a expor minha opinião. Não, não quero criar nenhum tipo de polêmica, até mesmo porque percebi que és fã do Blogger como eu. Bem, a única coisa que não concordei foi só o xingamento, o que é justo, haja vista que nisso o Blogger peca e muito. Mas confesso que tenho me surpreendido com a equipe. Eles retornam nos últimos meses a fazer modificações no serviço e isso me deu mais vontade de continuar a utilizá-lo.

    Caso não tenha visto, veja alguns links.

    http://www.ferramentasblog.com/2011/03/novo-gadget-do-blogger-seguir-por-e-mail-newsletter-padrao-do-blogger.html

    http://www.ferramentasblog.com/2010/07/10-novidades-do-blogger-blogspot-para.html

    Isso que você publicou é extremamente importante. Parabéns e forte abraço

    ResponderExcluir
  2. @Adriano Santos


    Obrigado pela visita! :)

    Eu devo ser o cara que mais fala Chupa Wordpress da rede. E talvez por você ser novo por aqui, não conhece o quanto eu defendo o Blogger. Chego até a exagerar. Mas contudo, eu não sou cego, ainda falta muita coisa para a plataforma chegar ao topo. Neste post, eu menciono uma funcionalidade que deveria já estar implementada no editor de texto, por isso mandei o Chupa Blogger, talvez para contentar aqueles que me criticam por sempre atacar o WP.
    Assim como o Ferramentas Blog, aqui também essas novidades foram anunciadas, algumas até de ante-mão no passado (eu tinha uma fonte que me avisava, mas ela secou!).
    Eu tenho uma relação de amor & ódio com o Blogger, muito mais amor do que ódio.
    Volte sempre! Sua opinião vale muito! :)

    ResponderExcluir
  3. Essa integração acredito que vai ser possível com essas mudanças de agora, já que o formulário vai ficar igual do que é o Google Docs.
    Se bem que hoje é possível subir no Google Docs e colocar para download o link no Blogger.
    Assim como no Wordpress também, porém no Wordpress (gratuito ou não) tem a possibilidade de de upar os arquivos para eles e é possível usar um link que faça os arquivos abrir no Google Docs sem ter upado nada lá, parecido com o que é feito quando você pré-visualiza algo no Gmail.

    ResponderExcluir
  4. @Claudio Sanches


    Exato, é isso do que estou falando. A possibilidade de upar arquivos direto no editor de texto. Seria muito massa!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.