A Google acaba de eliminar um produto que existe há mais de 20 anos. A Barra de Ferramentas Google para Internet Explorer não existe mais.
fonte: Android Police |
Um dos produtos mais antigos da Google acaba de ser enviado para o infame cemitério da empresa. Você pode não se lembrar ativamente, mas a Barra de Ferramentas Google para Internet Explorer (Google Toolbar) não está mais disponível para download. Há 21 anos, ele foi concebido como um pequeno complemento para o navegador mais popular da web que aprimorava a experiência com muitos recursos interessantes e interessantes que, desde então, fizeram parte dos próprios navegadores.
O fim da barra de ferramentas foi detectado por um ex-membro Android Police, Ron Amadeo, na Ars Technica. Ele originalmente queria escrever um artigo para o aniversário de 21 anos da ferramenta em 11 de dezembro, mas descobriu que o addon foi retirado e descontinuado antes que ele pudesse publicar suas mãos prontas com o que provavelmente era o produto mais antigo do Google ainda existente, exceto o próprio motor de pesquisa. Concedido, é chocante o suficiente que a barra de ferramentas permaneceu por tanto tempo. O Internet Explorer se tornou irrelevante, com a Microsoft encerrando o suporte a partir de meados de 2022, e a própria Barra de Ferramentas Google há muito tempo é tudo menos utilizável.
No passado, a barra de ferramentas estendia o Internet Explorer com recursos extremamente necessários, como um campo de pesquisa (porque você não podia inserir uma consulta na barra de endereço quando a barra de ferramentas foi lançada), um bloqueador de pop-up (sim, que não foi criado -em, qualquer um), verificação ortográfica, preenchimento automático e Google Tradutor.
fonte: Android Police |
Durante a prática, Ron recebeu muitas mensagens de erro, com o programa ainda fazendo referência ao Google+ e uma versão antiga do corretor ortográfico da Google, além de exibir erros devido ao próprio site da Google não suportar mais o Internet Explorer. Basicamente, nada além de pesquisar e fazer login funcionou.
A única coisa que se destacou como positiva foi o fato de que A Google era incrivelmente transparente sobre a coleta de dados quando a barra de ferramentas foi criada. Havia uma seção de "Privacidade" de fácil acesso em suas opções que permitia a você cancelar completamente a coleta de dados, algo que está se tornando cada vez mais difícil de gerenciar nos serviços da Google atualmente.
Embora a Barra de Ferramentas Google tenha sido definitivamente uma peça importante da história da Internet que ajudou a moldar a forma como os navegadores se comportam hoje, ela há muito ultrapassou sua utilidade - a maioria, senão todos os seus recursos agora fazem parte do Chrome e de outros navegadores modernos, incluindo o Internet Explorer em si, então não há muito que alguém possa perder. Se você ainda quiser dar uma olhada em como a Barra de Ferramentas Google funcionava, não deixe de conferir mais sobre o aniversário da Ars Technica.
fonte: Android Police