Pesquisa personalizada

sábado, 27 de novembro de 2010

7 motivos porque a fórmula de mata-mata é melhor para o Campeonato Brasileiro





A fórmula de pontos corridos do Campeonato Brasileiro, devido à imensidão de nosso país, não é interessante no meu ponto de vista. Diferente dos campeonatos europeus onde têm-se no máximo três equipes grandes que sempre estão na liderança, temos por aqui cinco vezes mais. E o que está acontecendo no final desse campeonato é lamentável. Reúno aqui 7 motivos porque a fórmula anterior, o mata-mata é melhor para nós.

1 - Emoção até o fim
Num campeonato de mata-mata, a maioria dos jogos são emocionantes, porque valem classificação até a última rodada, para entrar no top 8. Ou seja não cria desânimo no torcedor.
2 - Estádios mais lotados
Os estádios ficam mais lotados porque mais times ainda ficam sonhando com o título, e o lucro é maior com certeza.
3 - Não há desânimo
Na fórmula atual, corre-se o risco de um clube disparar na frente e criar o desânimo não só no torcedor, mas também em outros clubes. E para amenizar isso, oferecem aos outros classificações para a Libertadores e Sulamericana.
4 - Entrega de jogos menos freqüentes
Sempre vai haver essa coisa de entregar o jogo, mala branca ou preta, mas no mata-mata se isso acontecer seria no meio da tabela, e não no topo como está agora. Clubes como o São paulo, Palmeiras, Botafogo, Grêmio, por exemplo ainda estariam com a força máxima e lutando para serem campeões.
5 - Maior quantidade de clubes
Num país como o nosso, que é quase continental, a quantidade de clubes que podem almejar o título é muito grande. Só em São Paulo e no Rio de Janeiro, temos 8 clubes, por exemplo. Em outros países, sem muitas surpresas, no máximo três.
6 - Brasileiro gosta de decisão
Sim, decisões são emocionantes. No mata-mata, com os oito classificados temos 7 (4 + 2 + 1) decisões com ida e volta. Quer coisa mais legal do que isso? Na fórmula atual chega a ser muito chato, e que cai no ítem 3. Ter uma final é imprescindível.
7 - Veja o sucesso da Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, pelo fato de todos os jogos serem eliminatórias simples, com ida e volta, torna-se mais rentável e mais interessante de ser assistida. Todo jogo é uma final e isso garante estádios cheios.
E você, o que pensa a respeito disso?


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



10 comentários :

  1. Olá, Cidão

    Concordo contigo.
    O Grêmio tem a melhor campanha do segundo turno e não tem chance de ser campeão. Ou tinha a melhor campanha, já não sei mais. É como tu disse, o desânimo chega e a gente perde a vontade de acompanhar.
    Ao menos, deveria ter uma final como o que acontece nos campeonatos regionais: Campeão 1º Turno x Campeão 2º Turno. Aí, meu time seria tricampeão esse ano...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra o mata-mata no brasileirão.

    Dá a impressão de ser dois campeonatos, um na primeira e outro na segunda fase, e nem sempre o melhor vence. Fora os que não se classificam entre os oito, que toma um prejuízo financeiro grande.
    Acho mais justo pontos corridos, pois todos jogam entre si. E duas vezes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Max Martins


    É isso aí. Nós gostamos de decisões. Pontos corridos dá um desânimo...

    ResponderExcluir
  4. Junior Silva


    Mas o prejuízo nas rodadas finais dos pontos corridos também acontece, além do desânimo...

    ResponderExcluir
  5. @Crazyseawolf

    Mas o prejuízo é menor. No campeonato de pontos corridos há várias disputas, no caso do Brasileirão. Tem a turma que disputa o título nas últimas rodadas, a turma que disputa vaga na Libertadores, os que disputam vaga na Sulamericana, fora a turma que disputa pra ficar longe do rebaixamento. Isso faz com que os torcedores vão aos estádios.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, a fórmula do mata-mata é muito melhor.

    A atual fórmula pode até ser "mais justa", mas, com certeza, é a mais chata e entediante também.

    ResponderExcluir
  7. @Junior Silva


    Sei não... A média de público nesse campeonato caiu, e tende a ficar pior.

    ResponderExcluir
  8. Discordo.
    Um erro de juíz num jogo de mata-mata, prejudica muito mais.

    Nos pontos corridos, vence quem se prepara melhor e quem é mais regular. É muito mais justo.

    ResponderExcluir
  9. @Ru


    Não tiro a sua razão, mas no Brasil, pontos corridos cansa e perde a graça por causa da quantidade de clubes.
    Mata-mata dá mais emoção.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.