Pesquisa personalizada

sábado, 10 de abril de 2010

A velocidade de carregamento agora interfere no Pagerank





Desde ontem, o Google começou a ranquear os sites com mais um novo algorítmo de pesquisa denominado de "Site Speed", que irá refletir a rapidez de um site ao responder os pedidos na web. Ou seja, o Pagerank tem mais uma métrica a ser levada em consideração

No post oficial do blog dos Webmasters do Google, eles recomendam usar as seguintes ferramentas abaixo, para verificar a rapidez de seu site/blog e também como diminuir ainda mais o tempo de carregamento:
  • Page Speed, um add-on de código aberto no Firefox/Firebug  que avalia a performance das páginas da web e fornece sugesntões para melhorá-las.
  • YSlow, uma ferramenta grátis do Yahoo! que dá sugstões de como melhorar a velocidade de seu site/blog
  • WebPagetest, que mostra uma visão da performance de caregamento das páginas mais um checklist de otimização.
  • No Webmaster Tools,  vá em Labs > Site Performance , que mostra como os usuários no mundo inteiro experimentam a velocidade do seu site/blog em um gráfico, como mostrado abaixo. Há também um artigo sobre isso: site performance.

No Twitter, eu fui buscar informações com gente que conhece do assunto e de peso relevante na blogosfera: J. Noronha, Teilor e o Jânio Sarmento. No breve bate papo em que se sucedeu, aprendi que certas urls corroboram com a lentidão de um site, tais como vídeos do You Tube e links de imagens armazenadas em diversos servidores. Ou seja, ou você tem um servidor rápido para armazenar seus arquivos ou vai ficar sujeito às intempéries da web.

Como o meu blog é hospedado nos servidores do Google, nada mais plausível do que hospedar imagens e scripts nele mesmo. As imagens (banners de parceiros, imagens do blog) dentro do Picasa e os scripts no Google Sites. Se isso resolve o problema eu não sei, mas vale a pena tentar.

Quem usa Wordpress em hospedagem paga, tem que ter servidores rápidos, e aí cada um tem que verificar qual é a melhor empresa na qual vai confiar o seu site/blog.

De acordo com o Google, no momento, o site speed ainda não tem muita relevância no rank, e ele no momento ele se aplica apenas aos visitantes que fazem buscas em inglês, no Google.com, onde aproximadamente 1% delas foram afetadas. Muitos nem devem ver mudanças nos ranks no momento, mas no futuro...

Semanas atrás, o Blogger implementou a auto paginação em seus blogs, e foi tamanha a rapidez com que isso foi feito, algo lembrado pelo Teilor no Twitter, ou seja, já estava se ajustando à nova realidade. Mas nem tudo são flores...

Ao fazer o teste com o Page Speed neste blog, além dos scripts e das imagens, o que mais causa lentidão são as tags do Google Adsense e do Google Analytics, justamente dois produtos da empresa. Algo bem paradoxal para mim, mas acredito que eles ainda devam estar implementando esse recurso à todos os seus produtos... Assim espero!

Mas, e quanto à essa declaração?


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. É meu amigo, agora quero ver aqueles que se gabam por ter um PR alto. Vai ter vários blogs se ferrando por causa desta nova métrica, já que existem vários blogs que mais parece a 25 de março do que um mero site/blog.
    Todos vão ter que pular e dar um tapa no visu dos blogs

    ResponderExcluir
  2. Douglas: Tem razão. O meu blog demorava mais de 30s para carregar, fiz uns ajustes e pelos testes dá algo em torno de 12s a 17s, o problema maior são os scripts que uso na barra lateral.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.