quarta-feira, 15 de abril de 2020

Google pode estar construindo seu próprio processador

Um relatório afirma que a Google planeja construir seu próprio chipset para os dispositivos Pixel para 2021. Seu nome é 'Whitechapel', um processador ARM de 8 núcleos, que vem sendo projetado com a ajuda da Samsung.

fonte: Android Police
De acordo com um relatório divulgado pela Axios, a Google fez "progressos significativos" no desenvolvimento de seu próprio chipset para uso nos telefones Pixel e, eventualmente, nos Chromebooks. Com o codinome "Whitechapel", o chip ARM de 8 núcleos foi projetado com a ajuda da Samsung, embora não esteja pronto por mais um ano.

Os rumores dos planos da Google de desenvolver seu próprio chipset para celular remontam a anos anteriores, embora a empresa já tenha conseguido criar seus próprios chipsets para uso de servidores relacionados à IA. Mais recentemente, contratou funcionários da Qualcomm e Intel. Embora tenhamos ouvido rumores de que a Samsung estava trabalhando com a Google em algo relacionado a chips, esta é a primeira confirmação explícita e a primeira vez que tivemos um nome para ela.

Whitechapel, em sua forma atual, é um chipset ARM de 8 núcleos que também inclui outro hardware "otimizado para a tecnologia de aprendizado de máquina da Google", que provavelmente significa outros DSPs heterogêneos ou unidades de computação otimizados para casos de uso específicos da IA, semelhantes a Hexagon DSP da Qualcomm. Parte do chip será sempre ativada e criada especificamente para melhorar a funcionalidade do Google Assistente. Até o momento, não há detalhes sobre modems incluídos, a empresa ainda pode permanecer com a Qualcomm.

Rumores anteriores sobre um chipset fabricado pela Google indicavam que ele poderia ter uma GPU ARM Mali pronta para uso com base na arquitetura "Borr" não anunciada. No lado da CPU, há rumores que ostenta 2x núcleos A78 (da mesma forma sem aviso prévio no momento da escrita), 2x núcleos A76 e quatro núcleos A55 menores.

Quando se manifesta, as fontes da Axios dizem que o Whitechapel será construído pela Samsung em com a estrutura de 5 nm para uso em um futuro telefone Pixel. Versões posteriores também podem acabar nos Chromebooks.

Com a principal cena de smartphones nos EUA essencialmente um monopólio da Qualcomm e a MediaTek trapaceando nos benchmarks, em vez de se esforçar para competir mais no setor high-end, os planos do Google com a Whitechapel podem atrapalhar com sucesso um mercado cada vez mais estagnado, se o chip puder ter um bom desempenho.

fonte: Android Police via Axios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google