domingo, 2 de fevereiro de 2020

Como evitar que os aplicativos 'durmam' em segundo plano no Android

No Android, os aplicativos deixam de funcionar em segundo plano quando o dispositivo "dorme". Aprenda como evitar que os aplicativos "durmam" em segundo plano no Android.

fonte: Android Police
Quando um smartphone dorme, sabemos que a intenção é prolongar a vida útil da bateria, reduzindo o número de aplicativos que estão desnecessariamente usando os recursos do sistema e gastando energia.  Em alguns dispositivos, como os fabricados pela Samsung, quando o sistema operacional percebe que um aplicativo específico não está sendo executado há algum tempo, ele hiberna o aplicativo automaticamente, após o atraso de sono encontrado em Configurações. Enquanto um aplicativo adormecido pode ser "re-hidratado" rapidamente quando você tenta abri-lo, o aplicativo não pode trocar dados em segundo plano enquanto dorme. Isso significa que as notificações recebidas podem ser muito atrasadas (ou nem chegar), levando você a perder o que poderia ser uma informação importante de um aplicativo "adormecido". Dado que existem poucas evidências de que colocar a maioria dos aplicativos em segundo plano em suspensão forneça uma vida útil da bateria significativamente melhor, é compreensível o motivo pelo qual você queira uma opção "desligada" para esse comportamento. Felizmente, você pode assumir o controle manual de aplicativos adormecidos. Aqui está como fazê-lo.

As etapas abaixo devem funcionar para a maioria dos smartphones Android com Oreo (Android 8.0) ou superior. Alguns fabricantes de smartphones, no entanto, substituem completamente a otimização da bateria do Android por suas próprias implementações. Nesses casos, você precisará consultar um tutorial específico do fabricante.

1 - Inicie o aplicativo Configurações e encontre Otimização da bateria na seção Aplicativos.
2 - Na parte superior da tela, toque em "Não otimizado" e depois em "Todos os aplicativos". Agora você deve ver uma lista de todos os aplicativos no seu smartphone. Cada aplicativo está marcado como "Permitido" ou "Não permitido". Permitido significa que seu dispositivo possa colocar o aplicativo no modo de espera quando estiver em segundo plano.
 3 - Encontre um aplicativo que você não deseja que dorma e toque nele. No pop-up, escolha "Não permitir" e confirme sua escolha tocando em "OK".

Definir um aplicativo para "não permitir" dormir em segundo plano, fonte: Android Police
Infelizmente você precisa repetir esse processo para cada aplicativo que deseja manter acordado em segundo plano. Essas configurações devem sobreviver à reinicialização do smartphone e permitirão que esses aplicativos funcionem normalmente. Se você quiser reativar a otimização da bateria, volte ao mesmo menu e encontre os aplicativos que você isentou na lista "não otimizado".

Verifique se seus aplicativos não dormem em segundo plano nos smatphones Samsung (ARGHHHH)

Se você tiver um dispositivo Samsung executando uma interface do usuário, a Samsung oferece outra maneira de controlar os aplicativos em segundo plano adormecidos. É um pouco mais fácil de usar e pode substituir (mas também duplicar) a configuração de otimização da bateria no nível do sistema operacional. Se você possui um smartphone Samsung, verifique se configurou isso, bem como a configuração de otimização da bateria acima, para garantir que um aplicativo não entre no modo de suspensão. Se você instruir o sistema operacional Android a não otimizar a vida útil da bateria de um aplicativo, mas não as configurações da Samsung, seu smartphone ainda poderá adormecer.

1 - Você vai ter que ir fundo para encontrar esses controles. Inicie o aplicativo Configurações e toque em "Cuidados com o dispositivo". Em seguida, toque em "Bateria". Na página Bateria, toque em "Gerenciamento de energia do aplicativo".
2 - A Samsung mantém uma lista de aplicativos que nunca têm permissão para dormir. Para ver a lista, toque em "Aplicativos que não serão adormecidos". Você pode adicionar aplicativos adicionais a essa lista tocando em "Adicionar aplicativos".

Configurações de gerenciamento de energia do aplicativo da Samsung, fonte: Android Police
3 - Para impedir que aplicativos em segundo plano entrem em suspensão, desative "Colocar aplicativos não utilizados em suspensão".

Minha reação acima sobre os dispositivos Samsung é porque essa empresa modifica tanto o Android nas suas customizações que torna o SO dar problemas com o tempo. Eu já tive um Samsung e não quero mais.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google