fonte: Android Police |
A nova interface de coleções do aplicativo Google
O aplicativo Google oferece coleções (páginas salvas anteriormente) há alguns anos, mas eles acabaram de se formar no menu Mais ... como uma das quatro principais guias na barra inferior. Junto com esta promoção, a Google está apresentando uma aparência mais moderna, coleções sugeridas (que ainda não estão no ar) e a capacidade de compartilhar e colaborar em cada lista.
Para aqueles que não estão familiarizados com as coleções, você pode considerá-las como um monte de coisas que você encontra on-line e que deseja marcar como favoritos, incluindo páginas da web, imagens e lugares no Maps. Por padrão, qualquer lista do Google Maps criada por você é exibida como uma coleção. Você também pode criar novas e colocar qualquer tipo de item neles, não apenas locais.
Esquerda: interface Novas coleções. Meio: Nova coleção vazia. Certo: E agora está cheio, fonte: Android Police |
A interface de coleções atualizada (acima) usa cartões menores para itens adicionados recentemente, possui um ícone + Novo em quatro cores para criar novas listas e torna cada cartão de coleção mais moderno com uma miniatura maior de imagem ancorada à direita. Quando você abre uma lista, pode ver abaixo do título o seu avatar e um novo ícone de compartilhamento. Na interface antiga (abaixo), o compartilhamento não oferecia nenhuma opção de colaboração; ele simplesmente criava um link somente para exibição na qual você poderia enviar para outras pessoas.
Esquerda: interface de coleções antigas. Meio: página de coleção antiga. Direita: o compartilhamento criou apenas um link de visualização, fonte: Android Police |
Esquerda: compartilhando uma coleção. Médio e Direito: acessando as configurações de compartilhamento de uma coleção, fonte: Android Police |
Como adicionar marcadores às coleções existentes
Você pode estar pensando que isso é legal, mas como você realmente adiciona itens às suas coleções? Bem, também não é muito simples, mas aqui estão as diferentes maneiras de fazer isso em seu smartphone:
- Abra uma coleção, toque no botão azul flutuante Localizar mais na parte inferior e role pelas páginas semelhantes sugeridas (o ícone de marcador está no canto superior direito da miniatura) ou inicie uma pesquisa e toque no ícone de marcador no canto superior direito qualquer página que você abrir.
- Abra qualquer artigo do feed Discover do aplicativo do Google, dentro do aplicativo ou no painel esquerdo do Pixel Launcher (e outros lançadores compatíveis) e procure o mesmo ícone de marcador no canto superior direito.
- Inicie uma pesquisa no widget da Google ou dentro do aplicativo da Google, toque em qualquer página e, novamente, procure o ícone de marcador no canto superior direito.
- Na pesquisa de imagens da Google, no aplicativo da Google ou no Chrome, procure o ícone de marcador no canto superior direito.
- No Google Maps, abra um local, toque no grande ícone redondo Salvar e escolha a coleção desejada.
Também é importante notar que a pesquisa e a abertura de uma página no Chrome, seja no celular ou no computador, não permite que esse ícone de marcador seja exibido - você recebe os marcadores internos do Chrome. Isso é uma coisa completamente diferente, e essas não podem ser compartilhadas, como mencionado na introdução.
Como editar coleções compartilhadas
Depois de criar e compartilhar uma coleção, você pode tocar no botão popup (três pontos no canto superior direito) para:
- Editar - renomeie e adicione uma descrição
- Selecionar - itens de seleção múltipla para excluí-los da lista ou movê-los para outro
- Excluir - remova completamente a lista da sua conta e outros colaboradores também
Esquerda: Editando uma coleção. Meio: Seleção múltipla para mover ou excluir. Direita: Aviso de exclusão, fonte: Android Police |
Como acessar coleções na internet e em dispositivos móveis
Na internet, acesse google.com/save para ver todas as suas coleções. As opções ainda são limitadas; você não pode adicionar itens colando os URLs deles, e o compartilhamento ainda aciona o link somente para visualização e não o link do colaborador.
Interface da web de coleções do Google, fonte: Android Police |
Compartilhamento de marcadores, para melhor ou para pior
Muitos casais/parceiros/amigos podem ter um calendário compartilhado do Google para eventos que precisam participar, manter listas de compras e outras anotações diversas, pastas do Drive para todos os tipos de documentos e planilhas, bibliotecas de fotos e álbuns para evitar o envio de cada foto que tiram, listas do Google Maps para lugares que querem visitar juntos e até compartilhar as compras na Play Store graças ao Family Link. O que não havia até agora era uma maneira fácil de compartilhar uma pasta de favoritos e links.
Essa é uma maneira nativa de compartilhar favoritos no Android. É ainda melhor pelo fato de uma coleção poder conter páginas da web, mas também imagens e locais do Google Maps.
No entanto, essas coleções ainda estão separadas dos favoritos do Chrome. Duas maneiras de fazer a mesma coisa, esse é o lema da Google, não é (vide a quantidade de aplicativos de comunicação)? A colaboração neles ainda não está totalmente pensada: os proprietários não podem expulsar um usuário e manter os outros, colaboradores diferentes não são notificados das alterações feitas por outros e qualquer pessoa com o link pode participar. Mais importante, o acréscimo a essas coleções ainda é complicado no celular e muito limitado nos computadores.
A Google diz que a nova interface com coleções e colaboração sugeridas está disponível globalmente. Alguns usuários podem ainda não ter, logo deve estar sendo implementado lentamente por meio de um switch do lado do servidor.
Basta aguardar!
fonte: Android Police