Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

10 erros de português que dói os olhos ou os ouvidos

Eu não sou professor de português, erro pra caramba as concordâncias nominais e/ou verbais, mas existem determinados erros que realmente fazem doer tanto os olhos quanto os ouvidos de qualquer pessoa.

Sério, gente, os erros abaixo são imperdoáveis, evite-os e...

Assim eu não te deixo falando sozinha no ponto do ônibus!!!

1 - Verbos no infinitivo sem o "r"

Vejo pessoas escrevendo os verbos no infinitivo sem o r ("Eu vou canta..."/ "Eu vou fazê..."/ etc). Gente, esqueceram que verbos no infinitivo tem que ter o r no final(Cantar, amar, fazer, esquecer, partir, fechar, abrir, perecer...)?

2 - Axo, aki e afins

Linguagem chula de internet. O pessoal parece que não gosta de escrever os encontros consonantais. O certo é acho, aqui. Na mesma categoria entra as abreviações vc, tb e outras aberrações.

3 - Para mim fazer/ falar/ colocar...

O certo é Para eu fazer/falar/colocar/etc. Nesse caso é o sujeito representado sempre pelo pronome pessoal pessoal do caso reto (eu, tu, ele...) que sempre vem antes de um verbo.

4 - Fazem 5 anos/3 meses/20 dias...

O certo é Faz anos/3 meses/20 dias...

Nesse caso o verbo Fazer é impessoal, e fica na terceira pessoa do singular, pois indica tempo e também no caso dos fenômenos da natureza. O verbo Haver também entra nessa categoria.

5 - Eu acho que...

Achar é encontrar algo que se perdeu. Mas colocamos o verbo achar no sentido de pensar. Pode ser até aceito, mas quando alguém fala "Eu acho..." passa o significado de que ela não tem certeza do que está falando ou escrevendo. Em textos de opinião, não é muito bem vindo falar "eu acho"...

6 - Bi, Tri, Tetra, Penta, Hexa...

Bem, eu escrevi o artigo "Ser campeão e os erros de semântica", dêem uma conferida!.

7 - Menas isso, menas aquilo...

Pessoal, a palavra "menas" não existe! O certo é sempre menos, que sempre representa algo em menor quantidade ou número, uma posição inferior, e não tem flexão em gênero e número!

8 - Seje/esteje

Essas formas verbais não existem!!!! O certo é seja ou esteja que são formas conjugadas dos verbos ser e estar respectivamente, no presente do subjuntivo, na 1ª ou na 3ª pessoa do singular, ou no imperativo, na 3ª pessoa do singular.

9 - Concerteza

A forma correta de escrever é com certeza, uma locução adverbial que significa uma afirmação ou convicção de alguma coisa.

10 - Perca

Essa é demais, "Foi uma perca muito grande..."

O certo é perda, gente. É um substantivo que representa ficar sem algo, extravio, morte, prejuízo, etc. A palavra "perca" é a forma conjugada do verbo perder na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo.(Que eu perca..., Que ele perca...). O pior é que tem professor que fala assim. Que vergonha.


Para finalizar, existe também o gerundismo exacerbado que talvez por influência da língua inglesa, ou não, tomou conta da escrita e da fala do pessoal. Coisas do tipo eu vou estar enviando/fazendo/falando/etc. Evite isso, use o futuro simples, eu enviarei/farei/falarei/etc, e seja feliz!

2 comentários:

  1. Assasinaram a gramática cada vez mais ela está sendo massacrada pelos mixugos da vida.

    ResponderExcluir
  2. Sei não, tem muita gente graduada que também está assassinando o português...

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google