Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O FeedBurner estará com os dias contados?

Ultimamente tem-se verificado alguns bugs ocorrendo com o Feedburner, tais como o zeramento nos números de assinantes, bem como as caídas do serviço. E nesta última sexta, veio mais uma notícia ruim: O fechamento do serviço Adsense para Feeds, que fornecia uma graninha extra para nós, pobres blogueiros.

O FeedBurner é um gerenciador de feeds criado em 2004, que oferece dados estatísticos e gerenciamento dos feeds para blogs, podcasts entre outros. O seu sucesso foi tão grande que a Google a adquiriu em 2007. Mas em 2011, veio a primeira bomba: O fechamento ou descontinuamento de várias APIs, inclusive as do FeedBurner.

O serviço parece estar jogado às traças, levando a nós pensarmos que a qualquer momento ele possa ser fechado, coisa que não seria uma surpresa, já que a empresa continuamente tem feito isto com vários serviços que são comprados e integrados aos seus serviços, como por exemplo o Picnik, editor online de imagens, totalmente integrado ao Picasa e ao Google+.

Alternativas ao FeedBurner, há várias no mercado, e caso venha mesmo ser fechado, temos por exemplo, o Netvibes.

Um detalhe interessante, no blog oficial da empresa há na barra lateral dois links para o feed do blog: Feedburner e RSS Feed, que apontam para o mesmo endereço, que é do próprio Feedburner. E qual o motivo para manter os dois links?
Eu tenho o pressentimento de que o serviço possa ser integrado ao Webmasters Tools, que já agrega o Adsense, o Adwords e o Analytics, mas isso é só um palpite!



Voltando ao descontinuamento do Adsense para Feeds, o processo do fechamento começa nesta terça, 2 de outubro, e será aposentado sem dó nem piedade no próximo dia 3 de dezembro.

3 comentários:

  1. Oi Cidão,

    Ainda bem e, olha o Analytics deve ser revisto também: há uma grande disparidade de número entre ele e o Stats do Blogger (e não entendo como é que isso pode ser). Já contactei o Blogger por causa disso; vamos lá ver o é que farão.

    Um abração, gato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também é algo que eu gostaria de saber. Se usa a mesma engine, como é que os resultados são tão diferentes.
      Um beijão!

      Excluir
  2. Olá Cidão, concordo com você! Acho que ele vai integrar Feedburner ao Webmaster tools.. Recentemente ele unificou a ferramenta de analise “Insights for Serach” ao “Google Trends”

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google