terça-feira, 2 de outubro de 2012

O FeedBurner estará com os dias contados?

Ultimamente tem-se verificado alguns bugs ocorrendo com o Feedburner, tais como o zeramento nos números de assinantes, bem como as caídas do serviço. E nesta última sexta, veio mais uma notícia ruim: O fechamento do serviço Adsense para Feeds, que fornecia uma graninha extra para nós, pobres blogueiros.

O FeedBurner é um gerenciador de feeds criado em 2004, que oferece dados estatísticos e gerenciamento dos feeds para blogs, podcasts entre outros. O seu sucesso foi tão grande que a Google a adquiriu em 2007. Mas em 2011, veio a primeira bomba: O fechamento ou descontinuamento de várias APIs, inclusive as do FeedBurner.

O serviço parece estar jogado às traças, levando a nós pensarmos que a qualquer momento ele possa ser fechado, coisa que não seria uma surpresa, já que a empresa continuamente tem feito isto com vários serviços que são comprados e integrados aos seus serviços, como por exemplo o Picnik, editor online de imagens, totalmente integrado ao Picasa e ao Google+.

Alternativas ao FeedBurner, há várias no mercado, e caso venha mesmo ser fechado, temos por exemplo, o Netvibes.

Um detalhe interessante, no blog oficial da empresa há na barra lateral dois links para o feed do blog: Feedburner e RSS Feed, que apontam para o mesmo endereço, que é do próprio Feedburner. E qual o motivo para manter os dois links?
Eu tenho o pressentimento de que o serviço possa ser integrado ao Webmasters Tools, que já agrega o Adsense, o Adwords e o Analytics, mas isso é só um palpite!



Voltando ao descontinuamento do Adsense para Feeds, o processo do fechamento começa nesta terça, 2 de outubro, e será aposentado sem dó nem piedade no próximo dia 3 de dezembro.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google