Como leitor de quadrinhos, eu cresci consumindo produtos da Editora Abril, e ainda consumo. Sem saber ler e escrever, meu paidrasto me dava grana e eu ia comprar Recreio, uma revista de atividades e coisas para montar. Com o tempo, adquiri o hábito da leitura lendo a turma da Mônica, Disney e mais tarde conheci os super-heróis (que eram de outras editoras, a saudosa EBAL, Bloch, RGE (hoje Globo) entre outras.
Mas a Editora Abril era para mim a número 1, pois também passou a publicar super-heróis, lembro que toda sexta, eu ia na redação da Abril Jovem conversar com os editores, desenhistas, pois eles abriam esse canal; ao público. Tanto é que fiz curso de HQ pensando um dia poder desenhar as personagens Disney, principalmente os patos, (Donalld, Tio Patinhas, Peninha, etc).
Enquanto o Sr, Victor Civita era vivo, a editora ia de vento em popa. Era a maior da América Latina. Mas nem tudo são flores. Com a sua morte, a empresa passou para as mãos dos filhos e de pessoas que nunca souberam nada sobre mercado editorial de quadrinhos, pessoas que só viam números e a partir daí, tomavam suas decisões.
Com o passar do tempo, os donos da editora resolveram ampliar horizontes e e seguir em outras direções, gravadora, tv a cabo, provedor de internet, etc. Mas sem aquela visão austera e conservadora do pai, o grupo Abril se afundou em dívidas, alguns projetos foram exterminados, buscaram sócios internacionais para salvar seus investimentos.
Passaram então a investir em mídias digitais, e criaram um portal, e por conseguinte um serviço de blogs, a Blogs Abril. Uma campanha maciça foi feita convidando muito blogueiro importante para fazer parte da plataforma, e com o tempo ela cresceu. Bem, mas, como sempre, nem tudo são flores em se tratando do grupo Abril.
Nesta semana, em um comunicado, a Blogs Abril será descontinuada em 31 de março. Ou seja, mais um projeto que vai para o fundo do poço. Que saudades do Sr Victor Civita, se ele estivesse vivo, garanto que a Abril não teria feito tanta "cagada", e saberia onde investir o dinheiro.
Quanto a descontinuação do serviço de blogs, foi informado que eles simplesmente iriam deletar todos os blogs da plataforma.
Via Twitter por @MarcosMasini [twitpic] |
Para os usuários do finado serviço, regozijem-se! Não é o fim do mundo. Se vocês quiserem uma plataforma gratuita e confiável, venham para o Blogger. Mas se quiserem algo mais profissional, como uma hospedagem paga, vou dar uma dica: Porto Fácil! Entrem em contato com o @janiosarmento e ele vai te orientar naquilo que for preciso.
Eu tenho um carinho pela Abril pois ela fêz e ainda faz parte da minha vida. Mas é como sempre digo, uma pessoa leva 50 anos para construir algo, e seus filhos levam pouquíssimo tempo para derrubar. Enfim, a editora continua, mas até quando?
Atualização(12:55): O serviço Gostei também será descontinuado em 31 de março:
Falar o que?