terça-feira, 6 de agosto de 2019

Como se livrar de notificações de spam e dos anúncios maliciosos no Android

Anúncios em geral são irritantes, ainda mais em dispositivos móveis, que infestam notificações e trazem muitos arquivos maliciosos. Aprenda nesta postagem como se livrar deles... Ou não!

fonte: Android Police
Muitos aplicativos e jogos para dispositivos móveis incluem anúncios, o que é perfeitamente aceitável, afinal, os desenvolvedores precisam comer e não existe almoço grátis, mas alguns aplicativos mal-intencionados vão além, enviando notificações push contendo anúncios ou assumindo a tela inteira quando você nem abre o aplicativo. Em alguns casos, os aplicativos exibem anúncios mesmo quando o telefone está no modo de espera ou na tela de bloqueio.

Aplicativos maliciosos como esses não deveriam ter permissão para entrar na Play Store, mas se você estiver lidando com notificações de spam irritantes ou pop-ups em tela cheia, este artigo apresenta um guia que irá te ajudar a rastrear de onde os anúncios estão vindo, para que você possa desinstalar o(s) aplicativo(s) responsável(s). Se você estiver recebendo muitas notificações do seu navegador da Web, vamos mostrar como gerenciá-las.

Anúncios em tela cheia

Alguns aplicativos maliciosos exibem anúncios em tela inteira, mesmo se você estiver com outro aplicativo aberto. Felizmente, é incrivelmente fácil descobrir de onde eles vêm. Sempre que eles aparecerem, basta abrir a visualização Recentes/multitarefa (a tela onde mostra todos os aplicativos atualmente em execução) e verificar qual aplicativo está no topo da pilha/realçado.

fonte: Android Police
O nome verdadeiro do aplicativo deve aparecer no topo, mas alguns aplicativos alteram o título para dificultar a identificação de onde o anúncio veio. Tudo o que você precisa fazer é manter pressionado o nome do aplicativo e tocar no botão Informações que aparece  e que levará você para a tela de informações do aplicativo que envia esses anúncios. Você pode desinstalá-lo diretamente da tela de informações.

Anúncios de notificação

As notificações push que contêm anúncios são bastante comuns, mas, felizmente, elas geralmente são fáceis de se livrar. Em qualquer telefone que execute o Android 5.0 Lollipop ou superior, basta pressionar a notificação para ver de qual aplicativo ela veio. Na maioria das vezes, o nome do aplicativo já está visível na parte superior do alerta, mas alguns aplicativos ocultam esse detalhe.

Você provavelmente vai querer desinstalar o aplicativo ofensivo, mas se quiser mantê-lo, pode optar por ocultar as notificações. Depois de manter a notificação, deve haver uma opção para bloquear futuros alertas desse aplicativo.

Bloqueio de notificações no Android 9 Pie (nome do aplicativo destacado), fonte: Android Police



Bloqueio de notificações no Android 8.1 Oreo (nome do aplicativo destacado), fonte: Android Police
Dependendo da sua versão do Android, haverá um botão de informações (que o levará às opções do aplicativo), um botão que diz "Bloquear todas as notificações" ou um simples interruptor. O Android Oreo 8.0 e os canais de notificação de suporte mais recentes, que são diferentes categorias de alertas que você pode ativar e desativar individualmente, para que você possa ver apenas uma opção para esse canal específico.

Para ver todas as configurações e canais disponíveis, mantenha pressionada a notificação e toque no botão de informações (também pode ser rotulado como "Mais configurações", "Detalhes" ou qualquer outra coisa nesse sentido).

Anúncios de notificação de um navegador da internet

Se você receber um anúncio de notificação de um navegador da internet, provavelmente não será o próprio navegador que os enviou. É um site em que você concedeu acesso a notificações em algum momento. Você pode ter feito isso acidentalmente, ou você pode ter notado apenas quando o site começou a enviar mais e mais alertas. Seja qual for o motivo, você pode facilmente eliminar notificações de sites específicos.

Google Chrome

Se você ver uma notificação indesejada do Chrome, toque no botão "Configurações do site" e pressione "Notificações". Em versões mais antigas do Android, você receberá um pop-up simples Bloquear/Permitir. No Android 8.0 Oreo ou posterior, você será direcionado para o canal de notificação do site, onde terá que pressionar o botão na parte superior da tela.


fonte: Android Police
Você também pode desativar as notificações de um site a qualquer momento nas configurações do Chrome. Abra o Chrome, toque no botão de menu no canto superior direito (três pontos), selecione "Configurações do site" e toque em "Notificações".


Lá, você verá todos os sites que já enviaram notificações para seu dispositivo. Para bloquear alertas de um site, selecione-o na lista e toque em "Notificações". Fácil, fonte: Android Police
Navegador da Internet Samsung

O navegador da Samsung lida com notificações quase exatamente como o Chrome. Quando um site lhe envia um alerta, você pode tocar no botão "Configurações do site" para desativar as notificações de um site ou pode desativar alertas de todos os sites.


fonte: Android Police
Descobrir todos os sites que podem enviar notificações leva mais alguns passos. Abra o navegador, toque no botão de menu (três linhas) no canto inferior direito, pressione "Configurações", selecione "Sites e downloads" e toque em "Notificações".

fonte: Android Police

Aqui você verá uma lista de todas as notificações enviadas recentemente. Se você quiser desativar os alertas de um determinado site, toque no botão de menu no canto superior direito e selecione "Permitir ou bloquear sites".

Firefox

O Firefox não suporta canais de notificação do Android e não possui uma lista geral de todos os sites para os quais você concedeu permissões de notificação. Como resultado, é mais difícil revogar permissões de um site específico, mas não é impossível.

Quando você recebe uma notificação da Web, o site de onde veio é visível na parte superior. Você precisa acessar o site no Firefox, tocar na trava verde na barra de endereço (ou qualquer outro ícone que aparece à esquerda da URL) e selecionar "Editar configurações do site".

fonte: Android Police

Redirecionando anúncios da internet

Outro tipo de publicidade maliciosa que você pode encontrar é o redirecionamento de anúncios. Estes são anúncios da internet que sequestram a página principal e redirecionam você para um site completamente diferente. Se você já teve uma página aberta e, de repente, apareceu um anúncio vibrante sobre seu telefone com vírus, você sabe do que estou falando. Você pode tentar uma demonstração aqui.

Bloqueio do Chrome que redireciona anúncios, fonte: Android Police

No momento, o Chrome é o único navegador da Web para Android que bloqueia esses tipos de redirecionamento, e o recurso estava ativado para todos no Chrome 68. A maioria dos outros navegadores baseados no Chrome usa o WebView do Android para renderizar páginas (como DuckDuckGo ) deve bloquear o redirecionamento de anúncios também. A principal exceção agora é a Samsung Internet, já que a versão atual é baseada em uma versão antiga do Chromium que não possui o recurso. O Firefox não bloqueia nada.

Espero que este guia tenha ajudado a rastrear anúncios irritantes em seu smartphone ou tablet. Se o aplicativo que exibe anúncios for da Play Store, lembre-se de deixar uma crítica de 1 estrela e denunciá-la ao Google.

E lembrando que você TEM que parar também de clicar e tudo que aparece na sua tela, e de baixar aplicativos desconhecidos, pois  não adianta nada seguir as instruções acima se você não aprende a usar o seu dispositivo da maneira correta!

fonte: Android Police

Um comentário:

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google