quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Novidades da Google: Fazer login com a impressão digital

A Google agora vai facilitar o login em alguns serviços da empresa no Android para seus usuários simplesmente usando a a tecnologia de impressão digital, algo tão fácil quanto desbloquear seu telefone!

fonte: Android Police
Agora você poderá fazer login em alguns serviços da Google em seu smartphone simplesmente usando sua impressão digital (ou qualquer outro método de desbloqueio de tela). Embora o Android tenha recebido suporte para o FIDO2 no início deste ano, a Google está permitindo que alguns de seus serviços aproveitem a autenticação sem senha do protocolo, nos dispositivos Pixel e nos próximos dias esse recurso será lançado em outros dispositivos com Android 7 Nougat e superior.

O FIDO2 é um método de autenticação de dois fatores, e significa que você não precisa usar uma senha para fazer login nos serviços suportados. Ainda é seguro, há uma linha implícita de histórico de autenticação (dispositivos associados são "Bootstrapped" como a Google chama), é muito mais conveniente do que digitar sua senha.

Os diferentes blocos de construção que contribuíram para o anúncio da Google nesta semana estão rolando juntos há algum tempo. No ano passado, o Chrome para Android pegou a API de autenticação da Web e o suporte ao CTAP e, mais tarde, optou pela autenticação baseada em impressões digitais. Com este novo sistema, o login em serviços, tanto da Google quanto de outras empresas, pode ser tão fácil quanto um toque em um leitor de impressões digitais. E não se preocupe,  a sua impressão digital não será enviada para os servidores da empresa.  A autenticação acontece no dispositivo, apenas uma chave que demonstra a validade da sua impressão digital é que é enviada on-line.

fonte: Android Police
Ainda não se sabe quais são os serviços individuais da Google que serão compatíveis com esse novo método de login, mas qualquer um pode testar o exemplo que a empresa públicou, o passwords.google.com, que funciona conforme descrito. Em vez de receber credenciais de login como nome de usuário e senha, o site pode autenticar esses detalhes com base nas informações armazenadas no dispositivo, exigindo apenas um toque no dígito para um leitor de impressões digitais (ou detalhes de autenticação da tela de bloqueio) para fazer login.


Testando o recurso em um Pixel 3a executando o Android Q DP6. Observe que, se você não tiver uma impressão digital associada, ela ainda funcionará por meio do bloqueio de tela, fonte: Android Police
Para usar o recurso, o Google observa que você precisará de um smartphone com o Android 7 Nougat ou superior, o dispositivo precisará estar conectado à sua conta da empresa e você vai precisar configurar o bloqueio de tela. (Embora o recurso esteja apenas trabalhando no Pixels no momento da gravação, ele já está sendo lançado em outros smartphones.) A lista completa de opções de autenticação está aqui. Uma impressão digital não é um requisito difícil, mas é muito mais fácil do que digitar um PIN/senha ou padrão.

fonte: Android Police via Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google