segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Novidades no Chrome para Android: Seletor de contatos para aplicativos da internet

Lentamente, o Chrome vem preenchendo as lacunas de funcionalidade restantes entre os aplicativos nativos e os baseados na internet. O Chrome para Android agora tem um seletor de contatos para aplicativos da internet.

fonte: Android Police
Recentemente uma nova atualização do Chrome 76 deu aos aplicativos da internet a capacidade de enviar arquivos(e receber arquivos) para aplicativos nativos do Android, e agora os sites receberão outro recurso que os aplicativos nativos tiveram por anos, o de selecionar contatos de seu dispositivo.

Nunca houve uma maneira dos aplicativos da internet importar contatos armazenados em seu dispositivo, pois com certeza, haviam preocupações óbvias com a privacidade do usuário. O Chrome 77 aborda isso com uma nova API do Seletor de contatos, que permite que os aplicativos da internet exibam uma tela na qual você pode selecioná-los. Quando você toca em "Concluído", o site pode acessar os contatos que você selecionou.

fonte: Android Police
Felizmente, há uma série de barreiras de privacidade e segurança postas em prática para evitar comportamentos maliciosos. Se você não quiser compartilhar todas as informações de um contato, os valores poderão ser desmarcados na parte superior do seletor. Por exemplo, desativar os "números de telefone" só enviará o nome e o e-mail para o site. Os únicos valores que os aplicativos da internet podem solicitar (por enquanto) são o nome, o número de telefone e o endereço de e-mail, já a foto e outros dados não são compartilhados.

O Google diz que essa funcionalidade pode ser útil para clientes de e-mail baseados na internet, serviços de VoIP, redes sociais e outras experiências que dependem da obtenção de informações de contato. É definitivamente uma boa adição, especialmente porque você pode escolher os dados exatos que são enviados.

O seletor de contatos tem origem no Chrome 77 e superior, então você precisará do Chrome Dev ou do Canary no Android para testá-lo (o Chrome Beta no Android ainda não foi movido para a versão 77). Você também precisará ativar o sinalizador #enable-experimental-web-platform-features em chrome://flags para testá-lo e uma demonstração estará disponível aqui.

fonte: Android Police via Google Developers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google