terça-feira, 29 de agosto de 2017

Programadores ensinam uma IA a entender as tatuagens

Dois desenvolvedores criaram algoritmos que permitem que a IA possa entender as tatuagens. Um exemplo bom e simples de como uma IA pode facilitar as nossas vidas.

fonte: The next Web
Dennis Micky Jensen e Goran Vuksic, programadores do aplicativo Tattoodo desenvolveram um algoritmo para classificar as imagens que recebem, e para tanto criaram uma rede neural e a ensinou como usar uma câmera do iPhone para determinar o estilo de uma tatuagem.

O processo envolveu o uso de um framework de aprendizado profundo chamado Caffe, e alimentando-o com os dados de imagens representativas de diferentes estilos de tatuagem. Uma vez que a sessão de treinamento inicial foi concluída, a AI identificou o estilo de uma tatuagem com uma precisão bastante impressionante.


As tatuagens são íntimas, permanentes e representam uma lembrança do passado. O processo fundamental de receber uma tatuagem não mudou em décadas, e antes da eletricidade foi o mesmo por milhares de anos.

Apesar dessa IA ainda não ser implementada no aplicativo, eles estão apenas alimentando os dados e a treinando para avançar a partir daí. Vuksic contou ao TNW via e-mail:

“Antes de usá-lo em nosso aplicativo, queremos usar este modelo para classificar o resto de nossas fotos. Nós temos imagens de 360K e apenas um pouco mais de 100k são classificados (essas são as imagens que usamos para o treinamento da rede neural). A IA irá nos ajudar a classificar as 250 fotos restantes ... A classificação é realmente importante para nós porque com base nisso, podemos mostrar aos usuários feeds personalizados, dependendo de quais estilos eles gostam, quais artistas eles seguem, no que esses artistas são especializados, etc.”

Sem a IA para classificar imagens, uma pessoa tem que ver cada uma, decidir qual o estilo que representa, marcar a imagem e, em seguida, criar hashtags para que outros usuários possam encontrá-lo. Tudo isso pode ser tratado por um robô, e com um aumento astronômico na eficiência.

fonte: The Next Web
Mais imagens significam mais idéias compartilhadas, mais tatuagens sendo categorizadas e  talvez um dia em breve, as melhores recomendações para ajudar a inspirar sua próxima peça.

A IA é inútil se não resolver problemas, tornar a vida mais fácil para as pessoas e trabalhar de forma discreta. Este é um ótimo exemplo da "IA diária" de que todos nos beneficiamos, mesmo que não possamos saber que está lá.

Um detalhe, eu queria muito ter uma ou mais tatuagens, mas esbarra numa fobia que tenho desde criança, não suporto ver uma agulha ou pensar que uma está entrando em minha pele...

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google