Joy of Tech - The Nine Stages of Forgetting your Phone! |
A webcomic acima mostra, com humor, a angústia e o sofrimento que temos quando estamos longe ou quando esquecemos esses dispositivos. A idéia de uma conexão direta a todo instante com as pessoas, estar em dia com os assuntos relevantes ou não, tornou-se algo obrigatório em nossas vidas, além de se exibir a todo momento, mesmo em situações esdrúxulas, só para se sentir que tem uma vida e que precisa registrar e mostrar a todos o que se está fazendo.
Parece que estou criticando, em parte sim, mas eu também faço parte deste novo mundo e não me imagino mais ficar sem um dispositivo desses. Todos sabem que eu odeio falar ao telefone, mas a evolução do celular em smartphones, culpa do Steve Jobs, aparelhos que podem fazer quase tudo que se podia com um laptop ou desktop, foi na minha opinião, a revolução tecnológica mais importante do começo deste século aliada com a internet. Tanto é que as vendas de computadores tiveram queda, enquanto que as dos smartphones só tendem a crescer. Li em um lugar que o futuro pertence aos dispositivos móveis, mais verdade que isso é impossível.
Enquanto professor, sofro com o uso dos celulares em sala de aula, mas ao mesmo tempo, entendo a fascinação que esse pequenos aparelhos possuem e percebi que não dá para se lutar contra. Tanto é que permito o uso das apostilas que disponho aos meus alunos para serem baixadas em seus celulares, e pouco a pouco, tento usá-los como uma ferramenta em sala de aula.
Eu mesmo percebi o quanto sou escravo desses dispositivos numa segunda passada, quando passo o dia inteiro na escola por causa das reuniões pedagógicas, a falta deles. Saí atrasado de casa e esqueci meu dispositivo em casa. Foi uma tortura não tê-lo ao meu lado durante quase 8 horas... Não podia verificar meus emails, não podia ver os assuntos que pululavam nas redes sociais, não sabia que horas eram, eu me sentia vazio! E olha que sou do tempo em que computador e internet eram coisas de ficção científica...
Mea Culpa!