Joy of Tech - Facebook's Pay to Play |
A própria rede social decide o que você deve ver, apreciar e compartilhar. Apesar da webcomic acima se concentrar no Facebook, pode ter certeza de que o mesmo acontece no Twitter e no Google+ (sim, ele ainda existe!).
Tudo virou um grande balcão de negócios. E hoje em dia, por exemplo, para os blogueiros divulgarem os seus trabalhos, nem mais vale a pena divulgar nas redes sociais, pois elas determinam quem pode ver, e se você quiser ter um alcance maior, vai ter que pagar para entrar no jogo.
E sites/blogs de notícias falsas, que sempre vão ter os trouxas para apoiar e compartilhar, esbaldam-se na grana e tem o poder financeiro necessário para se sujeitar as regras da rede e pagam sem pensar, pois sabem que é retorno certo, se bem que Facebook e Google prometeram que vão barrá-los. Só quero ver, porque eles continuam com toda a força!
Ok, entendo que para manter um grande site no ar, é preciso ter receita, vender anúncios, ou cobrar para o usuário desfrutar de algum serviço especial, mas existe um determinado limite. O bom senso deve imperar, e por isso os desenvolvedores tem que ter criatividade necessária para encontrar soluções que possam satisfazer ambas as partes.
Pagar para brincar tem um limite!