Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Franquias de internet fixa, Anatel pressionada e uma experiência simples

Todos já devem estar cientes da celeuma provocada por algumas provedoras de internet banda larga fixa, lideradas pela #malditaVivoTelefonicaSpeedy, Oi, Claro/Net, e GVT (agora comprada pela Vivo), que tem a intenção clara de limitar a internet que consumimos, ao adotar franquias como as existem nos celulares.

Só a LiveTIM garantiu que NÃO vai adotar as franquias! Mas isso não a exime do péssimo serviço que executa!

Siga o Movimento Internet sem Limites - Facebook
Uma franquia de internet significa que você tem uma quantidade fixa e limitada de dados para usar ao seu prazer, mas que se esgotada, sua internet pode ter a velocidade reduzida ou na maioria dos planos que foram anunciados, ela pode ser cortada, e se quiser continuar a navegar naquele mês, terá que comprar dados adicionais ou contratar um novo plano mais caro.

A internet caiu em peso em cima da Vivo, várias petições online e ameaça de um cancelaço total quando a medida entrar em vigor (até dezembro desse ano, a navegação fica ilimitada como promoção, e a partir do ano que vem as franquias passam a valer de verdade).

A Anatel, que deveria estar do lado dos usuários, acabou por concordar com essas medidas da Vivo, e nas palavras de seu diretor, quem joga online estraga o fluxo de dados e ainda concorda com as palavras da Vivo ao dizer que quem assiste Netflix e Youtube deve parar mais para ter internet. O diretor da Anatel virou piada na internet ao se portar como nossas avós que diziam que os games estragavam a TV.

O governo, através do Ministério das Telecomunicações, exigiu explicações e mandou suspender esses planos por um tempo determinado. A Vivo parece que voltou atrás e diz agora que também vai oferecer planos ilimitados. Mas os planos de franquia irá continuar.

E no diário oficial de 18/04, a Anatel pressionada proibiu que as empresas adotassem as franquias por 90 dias, mas no dia 22/04 mais pressionada ainda, divulgou uma nota em sua página do Facebook que as operadoras de internet fixa estão proibidas por tempo indeterminado de adotar os limites de franquia e punir usuários que os excedam. Vitória? Nesse caso, o ativismo de sofá deu certo, mas a luta continua!

Uma experiência simples que fiz:

Observem essa experiência que fiz verificando o consumo de dados no laptop. Percebam que em apenas 7 minutos com o laptop ligado e SEM o navegador estar aberto, o consumo da internet alcançou quase 17MB, isso ocorre porque os programas que necessitam da rede, tais como e principalmente o Antivírus, já procura por atualizações. Ou seja, imagine isso no mês inteiro: 30 dias X 17MB = 510MB ou cerca de 0,5GB!

Adicionar legenda


Observem agora a imagem abaixo. Durante aproximadamente 5h30min, apenas navegando pelo Facebook, e-mails e outros sites de notícias, SEM fazer downloads de séries ou filmes, o gasto foi de 1,2GB! Imagine essa média em um mês: 30 dias x 1,2GB = 36GB!

Adicionar legenda

Por semana. Costumo baixar cerca de 20 séries (no formato RMVB) e quadrinhos(No formato cbr). Cada série vem com tamanho aproximado de 150MB e os quadrinhos, cerca de 30MB. Só com as séries dá aproximadamente 3 GB por semana, o que daria mais 12GB por mês!

Agora, observem esse print abaixo do celular que utiliza a mesma rede, com o WiFi ligado 24 horas por dia, dando um consumo mensal de 25GB, no período de 29/03 A 26/04 (NEM CHEGOU A COMPLETAR 1 MÊS):

Adicionar legenda

No celular com Android, para verificar o consumo de dados vá em Configurações >> Uso de Dados >> WI-FI.

Eu não sou um hard user de internet, que assiste Netflix compulsivamente(eu não assino) e joga games pesados online, mas precisaria de no mínimo 100GB de franquia. Com a minha parca conexão de 2MBPS ( a única que a Vivo me permite na rua onde moro), a empresa me daria apenas 10GB, de  acordo com os planos anunciados! Insuficiente para navegar somente vendo e-mails e Facebook durante um mês!

Temos que continuar atentos e continuar essa luta. Eles não vencerão!

Um detalhe: A franquia de dados já existe há muito tempo nos contratos com a Net, só que efetivamente ela nunca usou desse artifício.

Mais um detalhe: Está claro que as empresas que fornecem banda larga TAMBÉM fornecem TV por assinatura (menos a LiveTIM) e elas estão perdendo uma fatia do mercado para a Netflix. Há algo de podre no reino da Dinamarca!

Observação: Há uma confusão dos bytes e termos como giga, mega e kilo, mas isso daria um outro post. Recomendo esse link que achei na internet: DESCUBRA COMO VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE BITS E BYTES!

Outra obervação: O site Adrenaline, fez uma experiência com o software pago Glasswire, que monitora a internet: A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: ALGUÉM AÍ FAZ ALGUMA IDEIA DE QUANTOS GIGABYTES DE INTERNET CONSOME?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google