quinta-feira, 28 de março de 2013

10 generalizações estúpidas que as pessoas dizem

Generalizar é pegar um grupo de pessoas e vulgarizar no sentido de atribuir um comportamento de poucos indivíduos a todas as outras. Só porque um faz quer dizer que todos fazem? Essa "verdade absoluta" se torna um perigo e tende a se tornar um senso comum, que pode levar a um afastamento ou a um preconceito exacerbado.

fonte: Dúvida Metódica

Abaixo relaciono 10 generalizações correntes em nossa vida diária, que mostra o pior que existe no ser humano:

1 - Todo político é ladrão e corrupto

Essa generalização ocorre devido aos desmandos da política brasileira, que legisla sempre em causa própria. Existem pessoas sérias nesse meio, mas concordo que são poucas.

2 - Todo corintiano é assassino

Essa generalização surgiu neste ano após o incidente em Oruro, na Bolívia, onde um retardado matou um adolescente soltando um sinalizador. Infelizmente as torcidas de outros times acabaram soltando essa pérola atingindo não só toda a torcida mas também os jogadores e comissão técnica do clube.

3 - Todo padre é pedófilo

Essa generalização surgiu por causa dos inúmeros casos de pedofilia que vem ocorrendo dentro da Igreja Católica e foi um dos motivos da renúncia do Papa Bento mês passado.

4 - Todo pastor é ladrão

Essa generalização surgiu por conta da atitudes e ações de certos pastores inescrupulosos obrigam seus fiéis a darem o dízimo para a igreja, o que atinge bem fundo as igrejas evangélicas sérias.

5 - Toda loira é burra

Essa generalização deve ter surgida por causa de inúmeros casos de loiras que não precisam se esforçar para conseguir algo. Somente a beleza delas bastam para atingir o estrelato. Estudar para que mesmo?

6 - Todo gay é promíscuo

Essa generalização surgiu da mente de certos energúmenos que "acham" que se um cara é gay, ele dever dar para todo mundo, fazendo da vida um eterno bacanal. O homossexual é um ser humano como todos nós, e a promiscuidade não depende da preferência sexual de ninguém.

7 - Todo ateu é intolerante

Essa generalização surgiu porque o ateu bota um dedo na ferida dos religiosos. Não somos intolerantes, mas temos um compromisso com a verdade e não com fábulas contadas contadas e escritas a partir de um livro milenar escrito por pessoas de uma época mais simples e fantasiosa, entre outras coisas.

8 - Todo roqueiro é drogado

Essa generalização surgiu porque o lema do roqueiro é "Sexo, Drogas e Rock'n'Roll". Mas vamos falar a verdade, não há exclusividade do rock com as drogas, qualquer outro estilo musical também está as voltas com elas. O que dizer daquele pagodeiro traficante adorado por muitas donzelas e de certos funkeiros cariocas do morro?

9 - Todo negro é bandido

Essa generalização surgiu por puro preconceito mesmo. Ser bandido nada tem a ver com a cor, e sim com a maldade e o desprezo para com o ser humano.

10 - Todo jovem é alienado

Essa generalização sai das bocas de profissionais que lidam com a educação e coloca todo jovem como sendo um completo idiota. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, existem jovens que são responsáveis e que possuem opiniões bem fundamentadas sobre os assuntos sérios, e é claro que com a situação da educação no país, eles acabem sendo engolidos por esse mar de mediocridade que impera em nossa sociedade.

E portanto, para finalizar, podemos concluir que...

11 - Toda generalização é burra

Com certeza. Quando você generaliza um determinado grupo você está atribuindo uma experiência de poucos para todos os pertencentes do mesmo, o que pode ser ou não verdade. Temos que tomar cuidado com isso, pois pode levar a interpretações errôneas e ao preconceito puro. Opiniões e críticas são necessárias, mas quando se generaliza, partimos para um ataque gratuito e sem precedentes.

Mas espera aí... Neste último tópico não acabei de  generalizar a generalização?

Há outras generalizações que não coloquei aqui, mas que podem ser discutidas nos comentários. Com a palavra, vocês leitores!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google