Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quinta-feira, 21 de março de 2013

10 fatos interessantes sobre o álbum "Please Please Me" dos Beatles

Amanhã, 22 de março, marca o aniversário de um álbum lançado há 50 anos, que revolucionou a música da época, e mais precisamente salvou o rock'n'roll: Please, Please Me, dos Beatles, que simplesmente foi e ainda continua sendo a maior banda de rock'n'roll de todos os tempos!.

fonte: Get Back Beatles FanClub

Os Beatles eram formados por: John Lennon: vocal e guitarra acústica; Paul McCartney: vocal e baixo; George Harrison: vocal e guitarra solo e Ringo Starr: vocal e bateria. A Beatlemania varreu o mundo nos anos 60 e até hoje ainda é referência para muitas bandas atuais. Os Beatles praticamente salvou e revolucionou o rock'n'roll, bem como gravou o primeiro heavy metal da história, mas isto é uma outra história.

Abaixo, apresento o 10 fatos importantes sobre o álbum de estréia da banda que redefiniu a música do planeta. Sugiro que a leitura seja feita ao ritmo de "Twist and Shout":

1 - Apesar de conter músicas simples e ao mesmo tempo ingênuas vistas com o referencial de hoje, que falavam de amores e desencontros da vida, foi o primeiro álbum oficial dos Beatles cujas vendagens até hoje ainda são assombrosas.

2 - O álbum contém 14 canções, sendo que 8 delas vinham assinadas pela dupla Lennon-McCartney, que viria a se tornar uma constante nos trabalhos que se seguiram.

3 - Apesar das inúmeras músicas dos Beatles serem assinadas pela dupla Lennon e McCartney, nota-se que a veia romântica de Paul McCartney já aparecia em muitas canções, tais como "PS I Love You".

4 - A veia roqueira dos Beatles, principalmente de John Lennon, vinha de artistas americanos como Chuck Berry, Carl Perkins, Little Richard entre outros, por isso nesse álbum de estréia conteve 6 covers, algo que viria a acontecer nos álbuns seguintes. Um detalhe: O próprio John Lennon gravou em 1975 o álbum "Rock'n'Roll", cheio também de covers dos anos 60.

5- Curiosamente, a música de estréia da banda e que viria a se tornar uma febre na Inglaterra foi gravada um ano antes e lançada como single, "Love me Do" fez parte do lado B do disco.

6 - A capa do álbum mostra os quatro integrantes da banda num balcão da escadaria da gravadora EMI. George Martin, empresário da banda queria uma foto diferente. Ele queria que Beatles possassem na frente da casa de insetos do Zoológico de Londres, coisa que a direção do Zoo não deu permissão.

7 - O álbum "Please, Please Me" permaneceu mais de 7 meses no topo da parada britânica e só foi desbancado da posição pelo segundo trabalho dos próprios Beatles, "With the Beatles", no mesmo ano.

8 - Apesar da importância do álbum, ele foi gravado com um orçamento modesto de 400 libras. A gravação durou menos de 10 horas e num único dia, 11 de fevereiro de 1963. Algumas das canções já tinham sido lançadas em singles no ano anterior.

9 - Please Please me entrou na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stones em 2003, na 39ª posição e duas de suas canções nas 500 melhores canções de todos os tempos: "Please Please Me" e "I Saw Her Standing There".

10 - "Please Please Me" simplesmente salvou o rock em 1963. O ritmo que embalou os jovens nos anos 50 tinha perdido suas forças por conta de outros gêneros musicais que começaram a fazer a cabeça dos jovens, como por exemplo o twist. A vontade de formar uma banda para tocar rock foi impulsionada por este lançamento.

Eis todas as faixas de Please Please Me:

Lado A

1. "I Saw Her Standing There" (Lennon/McCartney)
2. "Misery" (Lennon/McCartney)
3. "Anna (Go to Him)" (Alexander)
4. "Chains" (Goffin/King)
5. "Boys" (Dixon/Farrell)
6. "Ask Me Why" (Lennon/McCartney)
7. "Please Please Me" (Lennon/McCartney)
Lado B

1. "Love Me Do" (Lennon/McCartney)
2. "P.S. I Love You" (Lennon/McCartney)
3. "Baby It's You" (David/Williams/Bacharach)
4. "Do You Want To Know A Secret?" (Lennon/McCartney)
5. "A Taste of Honey" (Scott/Marlow)
6. "There's A Place" (Lennon/McCartney)
7. "Twist and Shout" (Medley/Russell)

Portanto, amanhã será o dia para celebrar e reverenciar esse álbum, não só pela sua importância histórica mas também prestigiar a verdadeira música, o verdadeiro Rock'n'Roll!

Long Live Rock'n'Roll!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google