fonte: The Next Web |
De acordo com uma imagem que apareceu brevemente no blog Android Developers, o Android P virá com suporte para navegação baseada em gestos, conforme imagem postada pela própria Google:
fonte: The Next Web |
Observou alguma coisa estranha? Olhe para a barra de navegação:
fonte: The Next Web |
fonte: The Next Web |
Para onde foi o botão Recentes? Por que o botão Voltar usa o antigo design oco? E quem espremeu o botão home no formato de uma pílula?
Podemos pensar que toda a equipe do Android ficou bêbada e experimentou alguns designs malucos, mas todos os sinais indicam que a navegação por gestos está sendo, no mínimo, considerada para o Android P.
De acordo com Stephan Hall do 9to5Google (e também no ArsTechnica), é 100% a navegação por gestos. O botão Recentes foi removido e o botão Voltar aparece apenas temporariamente, explicando a aparência torta. E, como apontado pela Ars, o Android P tem uma nova animação deslizante ao navegar em um aplicativo, que funciona bem com gestos de deslize. Parece que isso tornaria redundante o botão de retorno, mas talvez a Google não queira confundir os usuários de longa data do Android.
Desde então, a Google removeu as evidências, cortando a imagem para mostrar apenas o recurso que realmente queria exibir. Como não queremos que quem fez o upload da imagem se sinta muito culpado, esse é o suporte para DNS sobre TLS, se isso significar algo para você.
A barra de gestos no iPhone X fonte: The Next Web |
Embora uma variedade de fabricantes de Android tenha implementado gestos de navegação ao longo dos anos, a Google pode estar considerando esse recurso no Android em resposta ao iPhone X e às molduras cada vez menores. Teoricamente, a navegação baseada em gestos permite reduzir a barra de navegação e economizar espaço na tela, embora esse não pareça ser o caso nessa imagem em particular.
Vale a pena reiterar que isso talvez não seja necessariamente a versão final do Android P; basta olhar para o modo escuro. Também não devemos ficar convencidos de que deve substituir a barra de navegação tradicional. Mas, há muitos que gostam da navegação por gestos desde o Palm Pre, e ficaríamos felizes em ver isso como uma configuração opcional. Com a conferência Google I/O chegando em algumas semanas, provavelmente não demorará muito até que esse mistério seja resolvido.
fonte: The Next Web