Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

5 motivos para fazer um blog e 5 motivos para não fazê-lo

Hoje, 31 de agosto, é considerado o dia internacional dos blogs. Essa data foi escolhida justamente pela semelhança entre os números, 31/08, com a palavra blog. Neste dia recomenda-se indicar 5 blogs interessantes e novos, mas...

Parabéns blogueiros!!!
...Vou fazer algo a mais! Eu decidi escrever sobre os 5 motivos para fazer um blog, e ao mesmo tempo, mais 5 motivos para não fazê-lo. Divirtam-se!

5 motivos para fazer um blog

1 - Um hobbie

Existem hobbies de todos os tipos, e ter um blog é um deles. Se você gosta de escrever, não tem coisa melhor. Colocar textos no Facebook ou qualquer outra rede social pode ser até interessante mas atrai muitos haters hoje em dia, e o espaço não é seu. Ter um blog é como ter a sua própria casa, onde você é o dono e pode criar as sua próprias regras. A sua criatividade não terá limites!

2 - Expressar seus pensamentos e opiniões

Hoje em dia, expressar seus pensamentos e opiniões pode ser algo perigoso nas redes sociais, mas essa seria a primeira função de um blog. A liberdade de escrever sobre quaisquer assuntos em seu blog, com as suas próprias regras não tem preço. Assim como manter uma discussão sadia.

3 - Escrever sobre o que gosta

Você gosta de um determinado assunto e quer compartilhar o seu conhecimento com o mundo, ter um blog é a melhor solução. Nele você pode organizar seus conteúdos para melhor direcioná-los aos seus leitores, e conhecer outras pessoas que compartilhem daquilo que você gosta.

4 - Construir uma comunidade de leitores

Um blog é perfeito para se construir um relacionamento de leitores em torno de um tema ou nicho específico. Além de proporcionar uma troca de idéias, um blog pode servir também para ajudar as pessoas caso você escreva, por exemplo, tutoriais sobre qualquer coisa, desde receitas de bolos até códigos HTML/CSS/javascript para melhorar o layout de uma página.

5 - Ganhar dinheiro

De repente, que tal unir o útil ao agradável? Escrever sobre o que você gosta, construir um relacionamento sincero entre você e os seus leitores e ainda por cima ganhar uma graninha no processo? Perfeito! É justo pois é uma recompensa pelo tempo que você dedica a sua página. Há várias plataformas de anúncios na internet, sendo que o Adsense da Google é um dos mais usados. Não é crime monetizar o seu blog.

5 motivos para NÃO fazer um blog

1 - Não saber o mínimo de português

Se você não tem intimidade com a sua língua mãe, nem comece a escrever. Sério! Um blog cheio de erros gramaticais afasta leitores. A coisa piora se você NÃO gosta de escrever. Se não tem paciência para isso, esqueça! Blogar NÃO é a sua praia.

2 - Copiar e colar notícias de outros sites

Escrever um blog é produzir conteúdo próprio. Ficar copiando e colando artigos de outros sites é PLÁGIO! Lembre-se que o plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
E além do mais, eu como leitor, para que eu acessaria o seu blog se posso ir direto a fonte original? O ideal é você comentar ou opinar tal notícia "linkando" o artigo original. Lembre-se que o tio Google pune esse tipo de páginas.

3 - Não postar com frequência

Se você não definir inicialmente a sua freqüência de postagem, corre o risco de perder leitores e visualizações.  Não importa se se você posta todos os dias ou três vezes por semana ou uma vez, você deve seguir o que você propôs inicialmente. Organize o seu tempo para postar em seu blog assim como tudo na vida. Se você não sabe administrar o seu próprio tempo, como vai assumir essa responsabilidade?

4 - Fazer spam, mendigar nas redes sociais, obrigar seus leitores a te seguir...

Uma das coisas que irrita ao visitar um blog são aqueles popups chanteageando o leitor a curtir no Facebook ou para fazer assinaturas de newsletter. Entenda, isso afugenta o leitor! Se o teu conteúdo é relevante, com certeza você receberá curtidas e as pessoas vão querer receber em seus emails suas novidades. Outra é fazer spam, divulgando incessantemente um link seu nas redes sociais. Cuidado, você pode ser bloqueado!
Agora, uma coisa também irritante, é mendigar pedindo dinheiro ou vaquinha. O blog é seu. Vire-se com ele... o que nos leva ao ultimo tópico...

5- Blogar pensando apenas em ganhar dinheiro

Foi-se o tempo em que se podia viver apenas de blogar. Se o seu primeiro pensamento é ganhar dinheiro com isso, então esqueça e nem pense em fazer um blog, pois você vai se desanimar.
Hoje em dia, ganha-se dinheiro com blogs se você tiver aliado a eles um produto comerciável, na qual você pode fazer reviews e indicá-los aos seus leitores.
Outro detalhe, cuidado ao colocar anúncios saltitantes que irritam o leitor e anúncios que se misturam com o conteúdo levando a pessoa a clicar erroneamente... e de novo, o titio Google pune isso também!

Vou indicar a seguir, os seguintes blogs que ensinam a blogar e também, monetizar. Leiam e devorem  seus artigos, quem sabe você aprenda alguma coisa!

  1. Dicas Blogger
  2. Ferramentas Blog
  3. Gerenciando Blog
  4. Quero criar um blog
  5. Paulo Faustino

E para terminar, um Feliz dia dos Blogs para todos! E viva a Blogosfera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google