Pesquisa personalizada

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Blogger em 2015 - ATUALIZADO!





Em 2015, tivemos um ano também com poucas novidades na plataforma. Mas por incrível que pareça, os bugs e lentidão do sistema parecem ter-se estabilizados. Prova de que os engenheiros do Blogger estiveram trabalhando na surdina...

Leia outros posts da série Retrospectiva (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014)

Pelo menos é o que a Juliana e a Priscila do Dicas Blogger afirmaram ao participarem no Top Contributor Summit 2015, em San Francisco, Califórnia há cerca de três meses, apesar das pouquíssimas novidades, a equipe tem trabalhado duramente para manter a plataforma com mais estabilidade. Pode-se notar que os erros praticamente foram escassos este ano, mas ainda há muito que fazer.

Como uma Fênix!!!
A retrospectiva por mim feita ano passado foi muito pessimista e eu estava prevendo o fim e o sentimento seria semelhante este ano se na semana passada não fôssemos brindados com uma novidade que me deu esperança de dias melhores em 2016.

E lá vamos nós com a retrospectiva de 2015 da melhor plataforma de blogs gratuitos da internet:

Janeiro

O ano começa não como uma novidade propriamente dita da plataforma, mas com o anúncio de que o Blogger foi integrado ao Google Domains, um serviço de registro e gerenciamento de domínios da Google. Mas que só vale para os EUA. (Até esse momento não sei se vale para o resto do mundo...)

Fevereiro

Neste mês, o Blogger anuncia uma nova política de conteúdo que iria fechar os blogs com conteúdo adulto. Após receber uma negatividade grande entre os usuários, a Google volta atrás e recomenda que se coloque um aviso de conteúdo adulto na página em questão.

Maio

O Blogger anuncia o suporte às novas condicionais, expressões e operadores para fazer a vida mais feliz daqueles que desenvolvem templates e até mesmo para aqueles usuários experientes que adoram brincar com o layout de seus blogs.

Julho

Por causa das leis européias, o Blogger foi obrigado a colocar um aviso sobre os cookies armazenados e dar a opção ao leitor de aceitá-los ou não. Quem não gostasse do aviso nativo, podia customizar.

Setembro

Finalmente a plataforma começa a dar suporte ao HTTPS, mas não é para soltar rojões, neste artigo, eu explico alguns motivos para não habilitar essa funcionalidade ainda.

Dezembro

Semana passada, eis que veio uma novidade concreta para o usuário comum, um novo gadget para destacar uma postagem em qualquer lugar do seu blog, preferencialmente na barra lateral. Alguns gostaram, outros não, alegando que é um recurso meio pobre porque só permite uma única postagem.

Atualização 21/12

Atualização do gadget Google Friend Connect para janeiro de 2016. Todos que seguirem blogs da plataforma Blogspot terão que se logar com uma conta do Goolge.

Além disso, outras novidades que não foram anunciadas mas que pudemos perceber ao longo do ano, como por exemplo:

- Os posts agendados no Blogger sendo publicados automaticamente no Google+
- Os títulos das páginas e postagens podendo ser formatados com HTML

Esperamos que 2016 seja um ano da redenção e que mais novidades renasçam das cinzas como uma fênix!

Um detalhe, algo que me deixou intrigado nessas últimas semanas. Ao acessar o painel de controle, não é mais exibido o nome Blogger e sim, Google, mas o link mesmo assim, aponta para a plataforma:

Mistério!
Estará vindo um novo nome para a plataforma? GoogleBlogs? Ou é apenas mais um erro do estagiário? Quem viver verá!

Se alguma outra novidade ocorrer nas últimas duas semanas de 2015, este post será atualizado!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.