Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

5 motivos para NÃO usar a criptografia HTTPS no Blogger





Semanas atrás, foi oferecido ao Blogger a opção da criptografia https apenas para os blogs com domínio blogspot.com e ficou a dúvida. Devo ou não devo habilitar essa opção? Neste artigo mostrarei 5 motivos pelos quais esse recurso não deve ser ativado.

O negócio é esperar...

1 - As imagens no Blogger tem caminhos absolutos e não relativos

Num blog com domínio próprio, as imagens são armazenadas no servidor e a estrutura das suas URLs seguem a estrutura da url de seu blog. Por exemplo, se o seu blog tem a url do tipo http://nomedoblog.com, a URL de qualquer imagem será do tipo http://nomedoblog.com/-/image.png.
URLs assim são chamadas de relativas. Logo ao usar o protocolo https, se a URL do seu blog for https://nomedoblog.com, logo a URL de cada imagem se tornará https://nomedoblog.com/-/image.png sem nenhum problema.

Infelizmente, as imagens no blog são armazenadas no Picasa, agora Google Photos, e a estrutura da URL é do tipo http://3.bp.blogspot.com/-KCLfuwF6XBI/VjkB2011DcI/AAAAAAAA9vI/mju2wusadAc/s500/https_blogger.jpg (URL da imagem acima), e a URL deste blog é http://crazyseawolf.blogspot.com, como qualquer outro blog.

Apesar do Picasa aceitar a criptografia https, ela NÃO é redirecionada pelo https do Blogger. As URLs do Picasa são do tipo absolutas. Logo, os visitantes de seu blog não verão as imagens, e sim uma mensagem de erro!

Para consertar isso, você deveria manualmente editar as URLs de todas as suas imagens, colocando o s na frente do http (https), um trabalhão danado que eu não recomendo!

2 - HTTPS não é redirecionamento 301 para http

O Google trata as versões https e http de seu blog como dois locais bem distintos. Assim, a versão http da URL do seu blog é redirecionado de forma permanente para a versão https. E aí recai num problema na qual você pode ser penalizado pelo Panda por causa do conteúdo duplicado.

Quando você digita o endereço com http, seu blog não é redirecionado para o https! Você ppode acessar seu blog tanto como http quanto https, o que é um erro grave de SEO, pois na pesquisa seus posts vão aparecer duas vezes, um na versão http e outro na versão https.

3 - O HTTPS pode afetar o seu PageRank

Devido à pobre configuração desse redirecionamento 301, você vai perder todo o PR de seus backlinks na versão https do seu blog. Os sites que estão ligados ligados na versão http, vai passar o PR apenas para a versão http do seu blog e não terá nenhuma participação na versão https do seu site, que será o seu endereço atual. É como se a versão https do seu blog fosse um site completamente novo.

4. O HTTPS pode reduzir seus ganhos no AdSense

Se você for um editor do AdSense, então você poderá ver os seus ganhos reduzirem drasticamente, pois o próprio Google diz que sites com páginas https ganham menos do que aqueles com páginas http, porque o AdSense irá restringir os seus anúncios para aqueles que são compatíveis com SSL(Secure Socket Layer, um padrão global em tecnologia de segurança) e não vai mostrá-los nos sites que estão usando http!

Sites habilitados em https exigem que todo conteúdo na página, inclusive os anúncios, sejam compatíveis com SSL. Assim o AdSense irá remover todos os anúncios que não são compatíveis com SSL a fim de não concorrer no leilão nestas páginas. Se você decidir converter o seu blog http para https, fique ciente de que anúncios em suas páginas https podem ganhar menos do que aqueles em suas páginas http, pois ao remover os anúncios compatíveis não-SSL do leilão, a pressão de leilões será reduzida.

5. O HTTPS pode fazer com que seus widgets parem de funcionar em seu blog

Todos os seus plugins sociais rodando em http apresentará erros para os seus visitantes, a menos que você substitua manualmente o http por https de todos os plugins e gadgets que utilizam JavaScript, mais um trabalhão desnecessário para se livrar dessa questão de conteúdo misto.
Um plugin social que para de funcionar no blog é por exemplo, o Facebook.

Depois de tudo isso, você ainda quer habilitar a criptografia https em seu blog? Pense bem! :)




Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. Até pensei em mudar para https, mas depois de ler isso mudei ideia. Obrigado pela orientação!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.