Pesquisa personalizada

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Usadores, as salsinhas da tecnologia!





Qual é a função da tecnologia? Uma atividade que molda a cultura a cultura humana? São as técnicas, ferramentas  e máquinas criadas para o bem estar do ser humano, a partir de conhecimentos científicos concretos? Ou ainda, ter uma função social, no sentido de inserir a democratização do saber na sociedade?

Na verdade, tudo isso. E a última questão tem sido falha pois, a tão malfadada inclusão social não ocorre do jeito que deveria. Apesar de eu combatê-la, reconheço a sua necessidade, mas antes de tudo, o problema reside na educação como um todo, que sinceramente nem quero entrar em detalhe. Já cansei desse assunto.

fonte: Hipertenso
O brasileiro adora tecnologia, mas de um jeito estranho. Vou explicar isso classificando as pessoas em usuários e usadores, especialmente este último termo que gosto muito de usar.

Eu defino os usuários das seguintes maneiras:

Básico: Esse tipo de usuário, quer facilidade, ou seja, quer as coisas prontas, para sair usando sem dificuldade, mas também possui uma disposição para aprender coisas novas, e tem consciência do que está usando.
Intermediário: Esse tipo de usuário quer ir além, aprende a usar todos os recursos disponíveis, se torna um expert na ferramenta. E acaba ajudando outros usuários a compreender o funcionamento.
Avançado: Esse tipo de usuário quer ir a fundo e compreender todo o funcionamento, interno e externo, estuda muito e com o tempo acaba construindo novas funcionalidades que vai facilitar a vida de outros usuários.

Já os usadores, bem, são aqueles que querem tudo pronto, mas diferentes dos usuários básicos, com o mínimo de recursos possíveis, só querem saber de apertar teclas (ou fazer toques), não tem paciência e nem querem aprender algo a mais. São aqueles  que não conseguem extrair de um recurso ou dispositivo, o mínimo de funcionalidades para facilitar suas vidas. Muitas vezes tem uma Ferrari na mão, mas o usa como um fusquinha. É impossível tentar ensinar ou mostrar algo para eles, suas cabeças estão somente voltadas para as coisas simples que ele faz sem precisar pensar muito, o porque isso é algo doloroso. O termo orkutização tornou-se algo genérico para eles.

Os usadores existem em maioria e são irritantes. São aqueles que nem sabe a diferença entre um celular simples e um smartphone, usam o Blogger e reclamam que não conseguem postar, e que tudo seria resolvido se limpasse o cache e os cookies de seu navegador, aliás nem sabem o que é um navegador. Também acham que o Google é o dono da internet. Compram um computador em 24 vezes nas Casas Bahia e reclamam porque ao ligá-lo, já deveriam ter tudo pronto vindo junto com o computador, tipo email, acesso a internet (esquecem que tem que contratar um serviço tipo speedy ou vírtua...), Facebook e outras coisas.

O engraçado é que podemos perceber a quantidade de alunos que se tornarão usadores sem sombra de dúvida. Por causa de muitos fatores, e principalmente da malfadada progressão continuada (jurei no começo que não falaria sobre isso... Que droga!), há uma quantidade enorme de alunos que só querem o imediatismo (creio que todo jovem em geral), pois o porquê e o como funciona das coisas não lhes interessam, na verdade não agregam valores nas suas vidas, o conhecimento é algo supérfluo e eles não conseguem enxergar o quanto isso pode modificar as suas vidas. Mas sempre haverá aqueles "1%" que compreendem a importância do conhecimento em sus vidas... Mas são tão poucos...

De qualquer maneira, os usadores são irritantes e as vezes eu perco a paciência com eles. Por isso prefiro nunca me intrometer naquilo que eles fazem com os seus dispositivos e/ou serviços contratados, pois se você tenta oferecer ajuda, a verdade que eles carregam consigo mesmos são babaquices que não dá para aguentar.

E o que vocês acham? Estou certo em usar esse termo para pessoas desse porte?




Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.