Pesquisa personalizada

terça-feira, 31 de julho de 2012

Como colocar o link permanente nos posts do Blogger - ATUALIZADO 08/09





Uma coisa que notei nos blogs do Wordpress é que ao final do post sempre tem o link permanente correspondente. Agora que no Blogger é possível personalizar o link permanente ou permalink, me ficou a questão: Mas cadê o link permanente no post?

Quando publiquei a crônica do Universo no Contos & Crônicas, descobri acidentalmente onde o Blogger coloca o link permanente... Exatamente no link da hora de publicação do post!

Et voilá!


Neste e nos outros meus blogs, não coloco as horas ( nova interface: painel de controle >> Layout >> Editar em Postagens no blog), mas no Contos & Crônicas, eu mantive, e ao passar o mouse sobre o link das horas, percebi que lá estava o link permanente. Agora alguém pode perguntar... Porquê raios o link permanente está no link das horas???? Eu não sei, se alguém souber, me avise. Devo dizer que gosto como é feito no Wordpress, e além do link permanente, tem também o link reduzido, bem que o Blogger poderia disponibilizar um encurtador de links, seja do Google ou criar um próprio, tipo Blogg.er ou algo parecido.

Aqui no blog, acabei fazendo uma experiência e coloquei o link permanente no final do post, conforme vocês podem visualizá-lo abaixo do widget do Linkwithin. Eu o personalizei usando os códigos do próprio Blogger, com uma condicional para aparecer somente nos posts individuais, conforme disponibilizo abaixo:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
Permalink: <a class='permalink' expr:href='data:post.url' title='Link Permanente'><data:post.title/></a></b:if>

Eu o coloquei após o código do jump link:

<b:if cond='data:post.hasJumpLink'>
      <div class='jump-link'>
        <a expr:href='data:post.url + &quot;#more&quot;' expr:title='data:post.title'><data:post.jumpText/> <data:post.title/></a>
      </div>
    </b:if>

Se alguém quiser colocar esse link, vá em seu painel de controle (importante: faça um back do seu template antes, caso algo dê errado), em Modelo >> Editar HTML >> Prosseguir >> clica em Expandir modelos de widget e use no seu teclado control + F para localizar o código do jumplink.

Notem que eu coloquei uma class (classe) permalink, para usar um CSS no sentido de estilizar o link, sinto que é desnecessário pois nos layouts do Blogger, os links já vem estilizados, pode até apagar o class='permalink' do código.

Caso alguém tenha alguma outra sugestão nesse sentido, pode deixar nos comentários.

Atualização (08/09/2012):

Você também pode disponibilizar só o texto do link dentro de uma caixa, com o efeito de selecionar para copiar:


Eis o código:

<div><textarea cols='80' name='textarea' onfocus='this.select()' onmouseover='this.focus()' rows='1' style='font-size:10px;'><data:post.url/></textarea></div>

Dependendo da largura da sua área de posts, você pode alterar algumas medidas:

Em cols, você define o número de colunas.
Em rows, você define o número de linhas.
Em font-size, você define o tamanho da fonte em px.

Quaisquer outras dicas, irei atualizando o post!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.