Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nicho específico e casamento, tudo a ver!

"Especialistas" em blogs sempre recomendam que ao criar um blog deva se ter um nicho específico, um público alvo bem definido. Confesso que nunca pensei nisso, pois para mim é como se entrasse em um casamento, que é uma verdadeira prisão.

Por que? Bem, quando você tem um blog de um assunto específico, você geralmente fica preso à idéia, e se sair um pouco, chovem reclamações (Vejam o exemplo da Juliana Sardinha, que tem um metablog direcionado ao Blogger, e que recebeu muitos comentários contra o fato dela começar a falar muito em Twitter, tempos atrás), e além do mais, às vezes você pode perder o tesão pelo assunto que você escreve ( A Ariane é um exemplo disso.)

O Marcos Lemos criou o Ferramentas Blog com foco no Blogger, dicas de SEO, e agora está também com foco no Wordpress, até a Juliana Sardinha convidou o Luan, o garoto sensação, para escrever artigos sobre essa plataforma. Mas um dia ou o assunto acaba ou perde-se o interesse, como no caso do Compulsivo, que agora publica artigos variados, muitos deles do universo geek, com vários autores convidados.

Geralmente, blogs de tecnologia,como o Meio Bit e o Tecnoblog, mantém uma estrutura profissional com vários autores, sempre antenados nas notícias (Ah, se no casamento pudéssemos ter outras opções... Sim, sou a favor da poligamia, não se assustem! )

Fonte: Nadaver

Ok, eu sou um cara complicado. Eu não conseguiria escrever um blog sobre um determinado assunto, pois gosto muito de variar, procurar outros temas, por isso meu blog principal é de variedades, ou seja, escrevo o que quero, qualquer assunto que seja. Talvez seja por isso que não tenho um crescimento visível ou rendimentos  mais palpáveis. Com o Palavras Depressivas, um blog de poemas, tentei me ater em poesias sombrias e depressivas, mas acabei introduzindo outros temas que nada tem a ver com o proposta do blog, justamente porque é assim que eu sou, não consigo ficar preso à uma idéia, assim como não consigo ter um relacionamento fixo, assim como casamento para mim ser uma tortura eterna.

Por isso não crio um blog só de Física ou de Ciências, eu perderia o tesão logo nas 5 primeiras postagens, assim como não consigo me manter fixo em um relacionamento. Prefiro, de tempos em tempos, criar artigos científicos aqui mesmo, no momento que eu quiser, sem ter a pressão de sempre escrever sobre o mesmo assunto.

Concluindo, se para ganhar muita grana em blogs tiver que me concentrar num nicho específico, prefiro continuar pobre, do mesmo jeito que eu penso a respeito de um casamento.

Fonte da 1ª imagem: Google

2 comentários:

  1. Bom.... sim e não... hehehe...
    Posso concordar em partes.

    Manter um nicho específico não pode mesmo ser uma prisão para não perdermos o interesse no que fazemos, mas no [ FerramentasBlog.com ] eu dou algumas dicas de como manter o foco sem se perder.

    Há o nicho, que é o assunto principal de seu blog = no meu caso é o Blogger (e agora o Wordpress). Assim meu tema é Bloggar em qualquer plataforma.

    Mas existe também os Sub-temas = são assuntos que de alguma forma complementam o assunto principal = no meu caso e no da Juliana, entram as redes-sociais, monetização e até um pouco de tecnologia.

    E há os temas Paralelos = não falam diretamente sobre o tema, mas enriquecem o conteúdo e atraem visitantes interessados em outros assuntos que podem ver seu blog como alguma referência.

    Dá pra ter um blog de nicho, manter o foco e mesmo assim escrever de outras coisas... mas é só minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Marcos: Eu te admiro por ter um metablog e manter o foco sem nunca perder o interesse. Isso depende muito da pessoa, nem todos são iguais, por isso você vê tantos blogueiros perdendo o tesão(a Nospheratt, por exemplo, até deu um tempo no blog).
    Gostei do seu comentário, obrigado por acrescentar mais no artigo. Um abraço.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google