quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A grande vitória de Barack Obama

E Obama venceu! Os Estados Unidos da América tem assim o primeiro presidente negro de sua história, o 44º da sua história, mas e agora? O que realmente irá acontecer? Será que haverá mudanças na política imperialista norte americana? Uma coisa é certa e eu acredito muito nisso, que o diálogo irá prevalecer.

Digo isso, porque durante o governo Clinton, que também era democrata, o mundo caminhou numa certa "calmaria", que foi abruptamente dizimada com a chegada do Bush Filho, que aterrorizou o mundo em suas investidas militares, assim como o pai, anos atrás.

Mas eu não acredito em coelhinho da páscoa, tampouco em papai noel. Sejam democratas ou republicanos, o sentimento de donos do mundo impera entre os americanos. Não pensem que eles irão perdoar países devedores, ou que irão retirar suas tropas onde quer que estejam, nem tampouco lutar para resolver a pobreza e a fome mundial, que em certa parte, muito se deve à eles. Mas agora eles vão sentar e discutir.

Nessas eleições o povo americano mostrou-se descontente com o rumo com que o sistema está sendo dirigido e deu o seu recado.
Eu analiso essa votação recorde da seguinte maneira: Como lá o voto NÃO é obrigatório, se as coisas estivessem normais, os mesmos que votaram em eleições anteriores continuariam a cumprir seu dever cívico e com certeza, os republicanos levariam a disputa.

Mas a presença de um líder carismático e NEGRO, desafiando o status quo da política americana chamou a atenção de certas camadas que nunca tinham votado, num país onde as lutas contra o racismo e o preconceito mancharam as ruas de sangue no passado, Obama trouxe a esperança e realçou aquele velho lema do "american way of life": Esse é um país de liberdade e oportunidades, onde a democracia fala mais alto, onde os direitos são "iguais", etc, etc, etc... E isso levou então muita gente às urnas e não podemos esquecer que o mundo também comprou essa idéia. Obama tornou-se um pop star, assim como nosso presidente Lula, guardadas as devidas proporções.

Resta então, a nós, pobres mortais, esperar pelo que irá acontecer. "Demorou muito tempo, mas, nesta noite, a mudança chegou à América", foi o que disse Obama à multidão, que que estava reunida para assistir ao seu discurso de vitória, em Chicago, cidade em que a sua carreira política se iniciou.

Ele ainda complementou: "Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá." Assim todos nós esperamos, caro Obama!



Para saberem mais: Leiam também o caderno especial da Folha sobre as eleições dos EUA, além de curiosidades e fatos históricos, além dos perfis dos personagens envolvidos nessas eleições.

Fonte da imagem: BBC Brasil

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google