domingo, 23 de novembro de 2008

Sobre a blogosfera e os rankings

A festa de "links" proporcionada pelo meme Mamãe, eu quero... colocou a "blogosfera" em discussão nesses últimos dias, uns contra, outros a favor, algumas amizades abaladas, mas isso num sentido é bom, porque mostra a fragilidade do sistema de "rankeamento"( por exemplo, Blogblogs e Technorati, que usam trocas de links como base) e porque eleva a discussão do papel dos blogs na Internet. Conforme comentei nos blogs da Tine e da Juliana, vou reproduzir aqui o meu pensamento:
"Eu também participei do meme assim como já participei de outros memes vindos de fora do país, cujo objetivo é aumentar os pontos no Technorati, aliás isso é o que mais tem no mundo inteiro. Não vou aqui discutir se é certo ou errado, mas infelizmente essa é a regra e muitos se aproveitam disso. Blogagens coletivas, memes, selos e outros artifícios são sim, meios para trocas de "links". Se é certo ou errado, não sei dizer, pois é a regra do jogo.
Fica a expectativa do Blogblogs e do Technorati mudar isso, criar outras ferramentas para esse fim. Enquanto a troca de links continuar como base para se fazer um "ranking", de qualquer espécie, isso sempre vai continuar."
Agora, como ficarão as posições dos blogs participantes após esse meme? Eu era o número 195 e agora subi para 119. Tenho conteúdo para estar nessa posição? Não sei, quem vai decidir são os leitores, aliás, eu não escrevo para mim, e sim para eles. Se eu superar as expectativas, posso até subir mais, se não, vou descer ladeira abaixo. Dizer que não ligo para "rankings" é uma grande mentira, figurar como top "alguma coisa" mexe com meu ego, e talvez aconteça o mesmo com os outros.

Entendo o sentimento daqueles que não concordam com trocas de "links" pura e simplesmente, assim como daqueles que as apóiam. Só o tempo, que é o senhor da razão, dirá quem realmente serão os melhores.

Mas... ver o Compulsivo como número 1 no "ranking" é um tapa na cara daqueles idiotas (como um tal de Jânio, por exemplo, me recuso a "linká-lo") que denigrem qualquer "blog" que esteja hospedado no Blogspot. Conteúdo bom e relevante pode existir em qualquer lugar, não depende do "host" ser pago ou não.

O importante é que cada "blogueiro" tenha consciência do seu papel como formador de opinião e que crie conteúdos bem relevantes, assim com certeza seu lugar sempre estará garantido no âmago da "blogosfera", ou seria Efigênia? Photobucket
(by A. J. Rosário - 23/11/2008)

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google