segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Blog Action Day: Efeito estufa e o meio ambiente



Text in English

Imaginem um lugar árido e desértico, cuja temperatura durante o dia chega a atingir aproximadamente 500°C. Imaginem também uma superfície coberta por rios de lavas e violentas tempestades. Ou seja, um verdadeiro inferno! Ao observarmos de longe, parece uma estrela, por causa de seu brilho, mas na verdade é um planeta envolvido por nuvens de gases, originadas por uma atmosfera composta principalmente de anidrido carbônico, traços de nitrogênio, vapor d'água, oxigênio, enxofre e até mesmo ácido sulfúrico. Sabem de quem estou falando? Sim, do planeta gêmeo da Terra, chamado de Vênus!

Sua temperatura é mais elevada que a de Mercúrio, mesmo estando afastado do Sol. O porquê disso? É o vilão chamado de efeito estufa. Sim, vilão esse que pode estar ameaçando o nosso próprio planeta. A explicação para esse efeito é ao fato da atmosfera de Vênus parecer opaco para as radiações infravermelhas, ocasionada pela grande concentração de CO2(gás carbônico). O aquecimento de sua superfície acontece por causa da penetração da radiação visível, e assim há a emissão do infravermelho. Ao absorver essa radiação, o CO2 provoca o efeito estufa. Imagine por exemplo, um carro fechado, recebendo as radiações solares, que penetram no interior do veículo. Como o calor não consegue escapar, sentimos um mormaço devido ao acúmulo do mesmo ao entrarmos nesse carro.



Esse cenário infernal pode estar mais perto do que se imagina. A quantidade de CO2 emitida por nossos veículos, aliado a poluição de nossas indústrias, somando-se ao desmatamento exacerbado feito pelo homem, pode fazer com que a Terra acabe com o mesmo destino. O aquecimento global (processo natural do planeta acelerado pela ganância do ser humano) já é uma realidade. As mudanças climáticas estão ocorrendo ao redor do mundo e causando vários sofrimentos para as pessoas.



Aos governos, cabe a criação de uma legislação específica ao meio ambiente e uma dura fiscalização, no sentido do cumprimento das leis, bem como o incentivo a ciência e a tecnologia, na busca por fontes de energias mais limpas e mais baratas. Mas e quanto a nós? Cidadões comuns? O que podemos fazer?

As Corporações e o Aquecimento Global



...então está feito! Mudaremos a usina para um local mais alto

A minha parte como formador de opinião eu estou fazendo, seja em meu trabalho, no meu cotidiano e aqui mesmo.

Saber onde colocar o lixo, da maneira mais correta, participar mais ativamente de sua comunidade, seja na escola de seus filhos, na Igreja ou em clubes.

Saber usar racionalmente a água e a energia elétrica, sabendo que não são infinitas (e também porque dói no bolso, não é mesmo?), uma crise no abastecimento está sendo prevista para um futuro bem próximo.

Saber escolher melhor seus representantes e começar a votar mais em idéias do que em pessoas, propriamente ditas. Sempre acompanhar a atuação de seus eleitos e exigir as reformas que devem ser feitas.

Combater a corrupção mesmo nos menores níveis da sociedade. Parar de pensar em si mesmo e começar a pensar mais em grupo. Você não é melhor que ninguém e faz parte da sociedade.

Pequenas ações feitas no final se tornam uma grande realidade.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google