domingo, 14 de outubro de 2007

Dia do professor


Amanhã será o dia do professor e o que se tem para comemorar? Absolutamente nada!
Os problemas continuam os mesmos, sinto que mencioná-los é bater sempre na mesma tecla, mas eles têm que ser expostos e falados a todo o momento, mesmo que o assunto se torne muito chato.
Os problemas são inúmeros, tais como classes superlotadas (mais de 25 alunos por sala é algo cruel...); o baixo salário (e pensar que um professor anos atrás ganhava igual ou mais que um magistrado... hoje para sobreviver tem que se desdobrar e lecionar em 3, 4 ou 5 colégios de uma só vez!); uma legislação que dá tudo ao aluno e não pede nada de volta(promoção automática, progressão continuada, o maldito Eca...); a falta de apoio dos pais(que em maioria não tem condições de educar seus filhos e joga nas mãos de nós, esperando que possamos dar um jeito); a falta de uma política educacional de verdade, e não essa política assistencialista de ficar dando, dando, sempre dando, e nunca atacando os verdadeiros problemas(cuida-se da doença com remédios, que são paliativos, e não ataca a verdadeira causa da doença!) e assim por diante.
Portanto, nada se tem a comemorar, estamos vivendo um verdadeiro caos na educação e todos nós somos responsáveis, de uma maneira ou outra.
É preciso que haja uma união entre a escola, os professores, a comunidade e os políticos propriamente ditos, no sentido de criar as condições necessárias para que o aprendizado realmente ocorra, pois somente a educação poderá mudar o país.
Enquanto isso não ocorre, segue-se aquele velho dito que se tornou popular: Os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem, e todos nós continuamos a ser os palhaços que alimenta esse sistema.



Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google