terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Novidades no Mensagens: SMS verificado para a proteção de spam e phishing

A Google lança no seu aplicativo Mensagens o SMS verificado para proteger o usuário contra spam e phishing, recurso que tinha sido descoberto no começo do ano.

fonte: Android Police
O recurso SMS verificado apareceu no aplicativo Mensagens já no início deste ano, mas não se sabia exatamente como ele funcionaria. Agora que começou a funcionar, descobre-se que ele não funciona para todos os números, apenas para empresas e, especificamente, aquelas registradas na Google.

No aplicativo Mensagens, encontra-se uma nova alternância em Configurações (Settings) >> SMS verificado (Verified SMS) . A opção está ativada por padrão, mas você pode desativá-la se preferir não usá-la.

Configuração de SMS confirmada, fonte: Android Police
O recurso funciona apenas quando um SMS parece ser enviado por uma empresa verificada. A Google usará códigos de autenticidade para verificar cada SMS recebido para alertá-lo sobre qualquer tentativa de falsificação ou conteúdo enganoso e, assim, evitar que você clique em links perigosos ou forneça suas informações confidenciais a sites duvidosos. Essa verificação usa um hash exclusivo criado com base no seu número de telefone, nos negócios e no conteúdo da mensagem. Cada hash exclusivo é criado no seu dispositivo e enviado ao Google, comparando-o com o recebido em paralelo com a empresa verificada.

  • Se os hashes corresponderem, o Messages exibirá informações sobre a empresa, como seu logotipo, com um ícone "verificado".
  • Se os códigos não corresponderem, as Mensagens mostram "A mensagem não pôde ser verificada".
  • Se você tiver uma conexão de dados fraca, as Mensagens poderão dizer "Verificando remetente ..." até o processo ser concluído.
  • Se você não possui conexão de dados, o Mensagens diz "Aguardando conexão para verificar o remetente".

A página de suporte da Google para o recurso recomenda que você não responda com nenhuma informação privada ou abra nenhum link até que o remetente da mensagem seja verificado. Também explica que a empresa não vê suas mensagens, nem rastreia ou armazena quais empresas estão se comunicando com você.

O SMS confirmado parece estar disponível apenas nos EUA no momento, conforme verificado na versão beta v5.3.075 ( APK Mirror ) do aplicativo, embora também possa estar disponível na versão estável. Como sempre, esse também pode ser um teste do lado do servidor; portanto, não sabemos se ele está disponível para todos ou não.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google