domingo, 29 de dezembro de 2019

Como voltar para uma versão mais antiga de um aplicativo no Android

De vez em quando, é possível encontrar um problema com um aplicativo como resultado de uma alteração ou atualização que não pode ser facilmente resolvida. Aprenda nesta postagem como voltar para uma versão mais antiga de um aplicativo no Android.

fonte: Android Police

O básico da solução de problemas é sempre reiniciar o dispositivo ou "deslizando" o aplicativo da sua lista recente não tiver corrigido as coisas, e se não funcionar, é hora de usar medidas um pouco mais drásticas. Portanto, para quem não conhece, aprenda como reverter um aplicativo para uma versão anterior.

Para muitos leitores, esse tutorial não apresentará muito em termos de novas informações, pois quem tem um conhecimento mais técnico, sempre vai apelar para o "root" no sistema(que não vamos tratar disso aqui), mas é útil para outros que ainda não sabem como mexer na plataforma.

Desinstalar a versão atual

Para começar, você precisará desinstalar o aplicativo em questão e, às vezes, é mais fácil falar do que fazer. A maioria dos aplicativos de terceiros pode ser facilmente removida, mas os aplicativos de sistema fornecidos com o seu dispositivo podem não ser desinstaláveis. O melhor que você pode fazer, nesses casos, é desinstalar as atualizações que estiverem sobre o aplicativo original (veremos isso mais adiante).

Sistema ou não, a maneira mais fácil e universal de desinstalar um aplicativo é por meio do aplicativo Configurações. É possível desinstalar aplicativos ou atualizações de terceiros por outras vias, como ícones de aplicativos pressionados em alguns lançadores ou na Play Store, mas esse método deve funcionar em quase todos os dispositivos Android. Sinta-se livre para pular esta parte se você tiver um método diferente que você prefira usar.

Navegando para a seção Aplicativos de Configurações no Android 10 (embora pareça semelhante nas versões anteriores), fonte: Android Police
Para 8.0 Oreo e versões posteriores do Android (incluindo Android 9 e Android 10), vá em Configurações >> Apps e notificações e selecione o aplicativo se estiver na lista de aplicativos abertos recentemente ou selecione "Ver todos os ## apps" e localize isto. No Android 5.0 a 7.1 - incluindo Nougat, Marshmallow e Lollipop - essa lista está acessível em Configurações >> Aplicativos. Para versões anteriores do Android ou software com uma aparência mais pesada, esse fluxo de trabalho pode ser um pouco diferente, mas uma opção relacionada aos aplicativos geralmente é encontrada em algum lugar na primeira tela do menu Configurações, após a qual você pode ter listas de aplicativos classificados por guias .

Mostrar opção de aplicativos do sistema na lista de informações do aplicativo para Android 10 (esquerda) e informações de um único aplicativo (direita), fonte: Android Police
Também pode ser necessário ativar uma opção para mostrar os aplicativos do sistema se o aplicativo que você deseja reverter for enviado com o smartphone. Nesse caso, você geralmente pode exibir esses aplicativos pelo menu de três pontos no canto superior direito da página completa da lista de aplicativos (embora eles também possam estar  numa guia separada).

Quando encontrar o aplicativo desejado, toque nele para entrar na tela de informações do aplicativo.

fonte: Android Police
Na tela "Informações do app" relevante, que deve ser exibida, você deseja fazer duas coisas. Primeiro, selecione "Forçar parada" para garantir que o aplicativo não esteja sendo executado enquanto estivermos mexendo com ele. (Isso nem sempre é necessário, mas é melhor prevenir do que remediar.) Observe que às vezes pode ser útil se a solução de problemas tomar nota da versão atual rolando para a parte inferior do painel de informações do aplicativo (depois de tocar em "Avançado" em alguns Versões do Android) e tirar uma captura de tela do número da versão atual ou até mesmo anotá-la. No entanto, não é necessário.

fonte: Android Police
Depois que parar, precisaremos determinar como desinstalar a versão atual. Para aplicativos de terceiros, é tão simples quanto selecionar "Desinstalar", ao lado do botão "Forçar parada". Siga as instruções simples de lá, e o aplicativo deverá desaparecer.

Os aplicativos do sistema têm um fluxo de trabalho ligeiramente diferente, pois não podem ser desinstalados por completo, fonte: Android Police
Para aplicativos do sistema pré-instalados, selecione a opção "Desinstalar atualizações" ligeiramente oculta no menu de três pontos no canto superior direito. Um prompt semelhante será exibido, informando que a versão de fábrica substituirá a atualização atualmente instalada e todos os dados serão removidos. Lembre-se: você provavelmente não poderá reverter para uma versão anterior do aplicativo que esta versão de fábrica.

Instale a versão que você deseja

Depois que o aplicativo é desinstalado, é hora de reinstalar a versão desejada. Um local onde existe um vasto repositório histórico de quase todos os APKs do Android, é o APK Mirror.

O APK Mirror é muito fácil de navegar, fonte: Android Police
Basta ir até lá e procurar o aplicativo que você precisa. Por exemplo, se você está entre os que ainda estão com raiva das alterações no Snapchat, pode encontrar facilmente a lista de aplicativos do Snapchat e baixar a versão necessária (10.22.7.0) para restaurar essa funcionalidade. Alguns aplicativos também têm várias versões para diferentes arquiteturas e DPIs; portanto, você precisará fazer uma pequena pesquisa para determinar o que precisa. A maioria dos smartphones modernos são arm64.

No Android 8.0 e posterior (incluindo o Android 9 e 10), a instalação de fontes desconhecidas é uma configuração por aplicativo, fonte: Android Police
Quando você encontrar a versão do aplicativo que precisa, instalá-lo é tão simples quanto baixá-lo do APK Mirror e instalá-lo. Em alguns casos, pode ser necessário conceder permissões adicionais, e a versão do Android que você está executando muda a forma como isso é tratado.

No Android 8.0 Oreo e posterior, isso é tratado como uma permissão por aplicativo. Seu dispositivo pode perguntar indiretamente se você deseja alterar isso para um determinado aplicativo, solicitando que você insira as configurações e alterne a configuração "Permitir desta fonte"; nesse momento, você poderá voltar à tela de instalação e prosseguir. Nas versões anteriores do Android, como o Nougat, você precisará alternar manualmente uma configuração global que permita a instalação a partir de "Fontes desconhecidas" em Configurações (Configurações >> Segurança >> marque a caixa ou deslize a alternância para Fontes desconhecidas.).

Desative as atualizações, se necessário

Depois que a versão do aplicativo que você deseja estiver instalada, seu objetivo foi alcançado. No entanto, você deve ter em mente que as atualizações subsequentes provavelmente substituirão a versão reversa que você instalou. Pode ser uma boa idéia desativar as atualizações automáticas para garantir que não sejam substituídas acidentalmente.

Desativando atualizações automáticas na Play Store. (Isso pode parecer um pouco diferente dependendo da interface do usuário que você possui para a Play Store), fonte: Android Police
Essa configuração pode ser alterada por aplicativo na Play Store tocando no menu de três pontos no canto superior direito de uma determinada lista de aplicativos e desmarcando "Ativar atualização automática (Enable auto update)". Observe que isso pode deixá-lo aberto a vulnerabilidades de segurança que podem ser corrigidas posteriormente em um determinado aplicativo e, sem atualizações, você nunca verá as correções.

E assim você reverte um determinado aplicativo para uma versão que necessita. That's all folks!

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google