quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Como recuperar o filtro de pesquisa de tamanho exato nas Imagens do Google e outros parâmetros ausentes

Alguns dias atrás, os usuários notaram que não há mais alguns parâmetros de pesquisa muito úteis na nova interface Google Imagens. Nessa postagem veremos os diferentes parâmetros que foram removidos e como você pode replicar sua funcionalidade de várias maneiras.

fonte: Android Police

Parâmetros de pesquisa de imagens ausentes

Cinco filtros de pesquisa diferentes foram removidos das Imagens do Google. Eles estavam acessíveis, como todos os outros parâmetros, quando se clicava em Ferramentas na barra de pesquisa. Em Tamanho, os tamanhos Maior e Exato desapareceram. Em Cor, a opção Cor completa desapareceu. E, finalmente, em Tipo, você não encontrará mais Face ou Foto.

Os novos filtros de pesquisa de imagens parecem bastante escassos, fonte: Android Police
Encontre imagens maiores que um determinado tamanho

Se você estiver procurando por imagens de alta resolução, sua melhor opção atual para o usuário é Tamanho >> Grande, que exibe imagens ridiculamente pequenas que podem estar entre 900x900 e superior. Essa não é a nossa definição moderna de uma imagem "grande". Existem duas maneiras de contornar isso e encontrar imagens realmente grandes.

Método 1: Pesquisa avançada

Acesse google.com/advanced_image_search e use as caixas de pesquisa detalhadas para realizar sua pesquisa. Uma delas é o tamanho da imagem e permite que você escolha um mínimo específico para seus resultados, variando de 400x300 a 20, 40 e até 70 megapixels.

Escolhendo um tamanho maior na Pesquisa avançada de imagens, fonte: Android Police

Resultados, fonte: Android Police

Método 2: parâmetro de URL

Se você não quiser se preocupar com o site de pesquisa avançada, adicione &tbs=isz:lt,islt: 2mp ao resultado do URL de imagens e recarregue a página. 2mp é o tamanho mínimo e pode ser substituído por 4, 6, 8, 10, 12, 15, 20, 40 e 70mp.

Resultados para imagens maiores que 6MP trazem fotos realmente grandes, fonte: Android Police

Encontre imagens de um tamanho exato

Se você estiver procurando por um tamanho exato da imagem - digamos, por exemplo, para um papel de parede - e não desejar que a margem seja reduzida em um pixel em qualquer direção, faça uma pesquisa pelo tamanho exato. Novamente, existem dois métodos aqui, um fácil e outro um pouco mais difícil.

Método 1: Operador de Pesquisa

Ao digitar sua consulta de pesquisa nas Imagens do Google, adicione imagesize:300x300 logo após a palavra que você está procurando. 300x300 são as dimensões exatas de largura e altura em pixels, respectivamente, e podem ser substituídas por qualquer número que você desejar.

Os resultados da pesquisa para "android police imagesize: 300x300" incluem muitos ícones dos artigos do site, fonte: Android Police

Método 2: parâmetro de URL

Novamente, há um truque de URL para fazer esse também. Nesse caso, depois de realizar sua pesquisa por palavra-chave, acrescente &tbs=isz:ex,iszw:2000,iszh:1000 ao URL e recarregue-o. 2000 e 1000 são as dimensões exatas de largura e altura, respectivamente, e podem ser substituídas pelos números desejados.

Uma pesquisa por imagens de 1440x2880 em nosso site retorna capturas de tela, fonte: Android Police

728x410 retorna principalmente imagens de heróis, fonte: Android Police

Use outros parâmetros de pesquisa ausentes

Se você quiser usar os outros filtros de pesquisa ausentes, como Cor total para remover imagens em preto e branco dos resultados, Rosto para obter apenas imagens com rostos e Foto para obter apenas fotos adequadas e não clipes ou vetores, será necessário usar o site de pesquisa avançada de que falamos anteriormente. Mais uma vez, acesse google.com/advanced_image_search e você encontrará esses três filtros nas opções em cores e tipos.

Pesquisa avançada de imagens para "maçã" com rostos em cores, fonte: Android Police

Resultados, fonte: Android Police
No futuro poderemos até ver uma extensão do Chrome que torne todos esses truques supérfluos, mas, enquanto isso, se você estiver acostumado a filtrar suas pesquisas nas Imagens do Google e não quiser perder nenhuma das opções, é recomendável começar com os favoritos o site de pesquisa avançada de imagens. Ele trará de volta quatro dos cinco parâmetros ausentes, sem que você precise se lembrar de nenhum truque. O único que resta é o tamanho exato e, para isso, conhecer o operador de pesquisa "imagesize:" parece ser a solução mais fácil.

No entanto, se você for um grande fã de mecanismos de pesquisa personalizados no Chrome e está acostumado a manipular URLs para obter o que deseja, é possível criar facilmente vários mecanismos de pesquisa que oferecem pesquisas de tamanho maior ou exato para as resoluções e dimensões usadas com mais freqüência - por exemplo, as telas do seu computador.

E que fique bem claro, não sabemos por quanto tempo esses truques continuarão funcionando adequadamente. Assim como a Google removeu os filtros da interface voltada para o consumidor, ela pode a qualquer momento desligar os parâmetros de URL ou remover as diferentes opções do site de pesquisa avançada, e assim não teremos outro recurso.

fonte: Android Police

5 comentários:

  1. Exatamente o que estava procurando, muito obr!

    ResponderExcluir
  2. Muito útil Aparecido José, estava sentindo falta desses filtros. Nunca utilizei muito as dimensões exatas, mas o larger than sempre veio a calhar. Um grande abraço e continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, foi de extrema ajuda, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Tem como fazermos a pesquisa de imagem usando tamanho exato como era antes?

    Obrigado

    Jota Amorim
    Actus Page

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu sou da Jota Treinamentos e vi recetemente diversos artigos falando como fazer isso, mas o seu foi o unico que passou métodos eficazes

    Parabéns a toda equipe desse blog por saberem escrever bons artigos e completos de informações que não necessitem que o usuarios busquem em outros sites.

    TNC

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google