quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Como migrar seu blog no Wordpress para a plataforma Blogger/Blogspot

Já mencionei que odeio o Wordpress? Muitas vezes. Eu simplesmente não consigo ficar bem comigo mesmo diante do painel de controle do Wordpress bem como toda a sua estrutura...

Existem muitos mitos que dizem sobre o Wordpress em relação ao Blogger. Que é uma plataforma melhor, você tem mais controle sobre o que publica, os recursos de SEO são melhores, blá blá blá...

Você pode ter um blog profissional usando a plataforma blogspot, além de poder ter um domínio personalizado. Mas o melhor de tudo é que você não precisa pagar hospedagem, já que usa os servidores gratuitos da Google que estão na nuvem.

Quanto à bugs e/ou erros, eles acontecem em qualquer plataforma, e no Wordpress, seus plugins estão sujeitos aos ataques e invasões quanto qualquer outra plataforma, o interessante da Google é que toda vez que você faz login, pelo fato de estar na nuvem, tudo é restaurado a não ser que você mesmo tenha colocado gadgets de terceiros com links maliciosos, aí não tem nada que o ajude.

fonte: Gastre

Como migrar do Wordpress para o Blogger

Passar o seu blog do Wordpress para o Blogger é um processo é bastante simples, conforme veremos abaixo. Então sem mais delongas...

Exportar as entradas do Wordpress

O primeiro passo é exportar seu blog no Wordpress, e para isso você deve ir ao seu painel de administração e ir na aba do menu "Ferramentas" e clicar em "Exportar".

Exportar conteúdo Wordpress para blogger fonte: Gastre
Se você olhar para a imagem, está marcada "Entradas" e dentro das entradas você pode especificar quais as que deseja exportar, por categorias, autores, data ou estado.

Você pode fazer o mesmo com as "Páginas"

Uma vez marcado o que você quer, dê "Baixar o arquivo de exportação" e ele criará um "xml" que devemos importar para o nosso Blogger.

Este arquivo é uma cópia de backup do conteúdo do Wordpress, se quisermos passá-lo para outro Wordpress seria suficiente para importá-lo diretamente, mas, como a idéia é exportá-lo para o Blogger, teremos que convertê-lo para outro formato.

Converter do Wordpress para o Blogger

O segundo passo é converter esse arquivo para o Blogger, os dados obtidos podem ser exportados para um novo blog ou um existente, ele não apagará nada, ele simplesmente adicionará as novas entradas.

Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é ir para a seguinte URL:

http://www.wordpress-to-blogger-converter.appspot.com/


Converter o xml do Wordpress para o xml do Blogger fonte: Gastre

A coisa aqui é fácil, simplesmente ele examina e anexa o xml que baixamos e depois clique em "Converter" e nos pede para salvar um novo arquivo xml já convertido para Blogger.

Converter o XML fonte: Gastre


Importar as entradas para o Blogger

Agora que temos nosso arquivo xml para importar, simplesmente temos que ir ao nosso painel de controle do Blogger e importá-lo.

Para isso, temos que ir em "Configurações / Outros" e clicar no canto superior direito em "Importar Conteúdo"

Importe o conteúdo do Wordpress para o Blogger

Agora, obtemos uma nova tela com um código reCAPTCHA para mostrar que não somos um "robot" e, em seguida, abaixo da caixa, clicamos em "Importar do computador" e escolha o arquivo xml que criamos ao converter o do Wordpress.

Importando o conteúdo fonte: Gastre

O assistente vai trabalhar e irá importar todas as entradas que foram marcadas e quando terminar, veremos todas as postagens já publicadas no blog do Blogger.

Todos os estilos, negrito, links, fotos, etc serão respeitados. O que não importa para nós é a imagem em destaque E com isso todas as entradas e páginas do Wordpress estarão no Blogger, como se vê o processo é muito simples e rápido.

Redirecionar entradas

O problema que surge agora é se vai manter o nome do domínio ou se vai criar um novo. Se manter o nome do domínio, perderá o posicionamento de suas entradas, porque o URL do Blogger é diferente do Wordpress.

Para evitar perder esse tráfego, você deve fazer o redirecionamento 301, para isso você deve entrar no painel de controle do Blogger e ir ao menu "Configurações / Preferências para os motores de busca" e, em seguida, clicar em "Redirecionamento personalizado" e clicar em editar.

Redirecionamento-301-wordpress-blogger fonte: Gastre

Como você pode ver, você deve simplesmente colocar "De" o fim da url da entrada do Wordpress e "Para" o final da url que foi criada no Blogger e marque Permanente. Com isso, você está dizendo ao Google que a entrada antiga está no novo e vai respeitar todo o tráfego que possui. Não faça isso com todas as entradas, simplesmente com as que têm mais tráfego, o resto você pode deixar como erro 404 que não afeta de modo algum seu posicionamento.

Se você criar um novo domínio, ou você vai exportar o conteúdo do Wordpress para outro domínio do Blogger,  o que você deve fazer é inserir o .htaccess da hospedagem onde você tem o Wordpress e colocar os redirecionamentos 301.Este link explica muito bem como fazer esse redirecionamento (em espanhol).

Como podem ver, essa migração é muito simples se bem que para quem usa o Wordpress até vai dar risada pois deve pensar "Que idiota iria fazer isso?" e eu seria o primeiro a dizer "Eu faria!"

Sério gente, o Wordpress não é essa coca-cola toda!

fonte: Gastre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google