Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 18 de março de 2015

Sobre a greve dos professores do Estado

Na última sexta, antes da manifestação dos coxinhas do domingo, houve outra manifestação da CUT que convocou todos os sindicatos para protestar em favor da Petrobrás. No meio daquela bagunça, cerca de 1000 (ou menos) professores fizeram uma assembléia para entrar em greve...

imagem feita no Gerador Memes
O estado de SP tem mais de 200 mil professores, e no interior, onde a base é maior, ninguém estava se mobilizando, muito menos a grande maioria das escolas da capital. Se a Apeoesp realmente estivesse a favor da classe, essa greve legítima deveria ter acontecido no começo do ano, ou seja, as aulas nem mesmo começariam. As 3000 salas fechadas e um monte de professor desempregado já era de conhecimento público, pois nosso governador Picolé de Chuchu já tinha acenado o enxugamento da máquina do estado.

Essa mesma Apeoesp no final do ano soltou notas de felicidades pelas grandes conquistas que obteve junto ao governo, e até a sua presidAnta andou cortejando cargos no governo.


E eis o saldo de uma reunião na escola para decidir se os professores vão entrar ou não em greve:

- Grosseria, intimidação e o não respeito a decisão dos próprios colegas contra o ato

Se a pessoa está disposta a fazer greve, que faça, mas ficar patrulhando e retrucando aqueles que por motivos pessoais que não cabem a ninguém saber ou questionar, mostra que determinadas pessoas querem impor suas verdades absolutas a qualquer preço. Radicalismo xiita não tem mais espaço no mundo de hoje, nem mesmo discursos esquerdistas que separa proletariado da burguesia, e olha que sou de esquerda, mas esse tipo de assunto enche o saco.

- Manipulação covarde e induzindo terceiros a um posicionamento equivocado

Introduzir terceiros na discussão, manipulá-los com um discurso lindo e utópico para fazê-los ficar do lado daqueles que decidem parar e induzi-los a uma posição de radicalismo na porta da escola impedindo corpo docente e discente de entrarem é algo sórdido e hediondo. Estão dando um poder à esses "terceiros" que no futuro, vão querer mandar e desmandar na escola.

- Atitudes e conversas não condizentes de pessoas que se propõe a ser educadores

Discurso com palavras chulas ou de baixo calão não condiz com a condição de ser um professor, muito menos educadores. Somos melhores do que isso. Não vou dizer que não falo palavrão em sala, mas eu tento me patrulhar. Mas às vezes é impossível segurar, confesso!


Em suma, eu não vou entrar em greve, porque há algo de podre no reino da Apeoesp e do PSDB. Mais uma vez os professores do estado serão massa de manobra e buchas de canhão. Estamos vivendo um momento de crise política no país e há interesses de ambos os lados, e com certeza, o professor vai se ferrar.

Pedir aumento de 75% é utopia e sem mudanças na legislação educacional nada vai mudar. O foco deveria ser outro. Com ou sem aumento de salário continuaremos a ser chamados de vagabundos e incompetentes. Enquanto houver a progressão continuada, poder do professor minado, nenhuma medida trará melhorias para a educação.

Maria Izabel (presidAnta da Apeoesp) e o Governador Picolé de Chuchu devem estar soltando fogos de artifícios!

2 comentários:

  1. Oi Cidão,

    Bem dito. Como se diz em Portugal: há fadista!
    A greve é um direito do trabalhador, mas tem de ser feita dentro de um determinado contexto e quando se tem a certeza da obtenção de ganhos concretos que beneficiem a classe trabalhadora; caso contrário não passa de uma manobra política barata.

    Um abração
    (P.S: és o meu elemento de esquerda favorito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou de esquerda, mas sei quando a coisa é política, ainda mais com os problemas da insatisfação da população com as medidas econômicas da presidente bem como a corrupção que assola o pais. Como eu disse, não vou ser massa de manobra. :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google