Postagem em destaque

O Brasil tem um instituto de reabilitação para viciados em internet e celular

Você é viciado em internet e celular? Saiba que você tem um problema chamado de nomofobia. E como tratar? O tratamento pode ser feito no Ins...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Como habilitar os Threaded Comments em templates CUSTOMIZADOS

Nesta semana, o Blogger nos deu um presente de Natal atrasado, um "novo" sistema de comentários que foi muito pedido pelos usuários, que são os Threaded Comments ou Comentários Aninhados, semelhante ao que tem no Wordpress ou qualquer outra plataforma.

O usuário nada tem a fazer, a não ser usar o formulário de comentários embutido (incorporado) e habilitar seus feeds para completo. Os códigos do novo sistema foram incluídos automaticamente em todos os templates nativos, sejam os clássicos ou os das visualizações dinâmicas... Mas como sempre, há bugs ou problemas.

Em muitos templates nativos, o novo sistema não apareceu. O motivo é por causa de inúmeras customizações que fazemos em nossos templates, colocando códigos, seja CSS, HTML ou até mesmo scripts. Neste blog e no Dorgas, por exemplo, o novo sistema nem quis dar as caras.

Reportei o problema para Bruce Polderman, gerente de produtos da Google, que passou pelos meus blogs (fez comentários  de teste) e também não soube me dizer o motivo. Lembrei de uma coisa que fiz antes, em uma outra situação, que tinha dado certo, que foi reverter para o modelo padrão de widgets em Editar HTML. E deu certo! E o próprio Bruce me elogiou, chamando me de bom detetive! Essa solução dá certo na maioria dos casos, mas é complicada, pois suas customizações são apagadas. Por isso o back up do blog é importante, para recolocá-las de novo.

1 - Faça um back up de seu template antes, indo em Modelos >> clicar em fazer backup/restaurar no topo da página à direita.
2 - Depois vá em Modelos >> Editar HTML >> prosseguir >> na popup que se abre clicar em "Reverter modelos de widget para o padrão"
3 - Pronto. Você tem os threaded Comments no seu blog.

Uma outra solução é ir no template de seu blog e colocar as linhas de códigos necessárias para a habilitação do recurso. Este segundo método é um pouco trabalhoso e tem que ser feito com muito cuidado. SE VOCÊ NÃO SABE MEXER NO LAYOUT NEM TENTE. Peça ajuda para alguém mais capacitado. Mas se quiser tentar, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

Ok, vamos lá...

1 - Vá em painel de controle >> Modelo >> faça backup de eu template (é importante caso algo dê errado e você tenha que voltar atrás.)
2 - Em Modelo >> Clique em Editar HTML >> prosseguir >> Clicar em "expandir modelo de widgets"
3 - Procure pela seguinte linha de código (use control + F):

  <b:include data='post' name='comments'/>

Essa linha aparece no mínimo QUATRO vezes no template.

4 - Para cada vez que ela aparecer, troque-a imediatamente pelo código abaixo:

<b:if cond='data:post.showThreadedComments'>
            <b:include data='post' name='threaded_comments'/>
          <b:else/>
            <b:include data='post' name='comments'/>
          </b:if>

5 - Salve e visualize. Os Threaded Comments estarão lá prontos para serem utilizados. Aproveite também para limpar o cache do navegador.

6 - E se ainda não funcionar direito, precisa ver se o script está no template, logo repita os passos 1 e 2.

7 - Procure pela seguinte linha de código (use control + F):

<div id='comment-holder'>

8 - Verifique se existe o código abaixo, se não, troque a linha acima por ele:

<div class='comments-content'>
      <b:if cond='data:post.embedCommentForm'>
        <b:include data='post' name='threaded_comment_js'/>
      </b:if>
      <div id='comment-holder'>
         <data:post.commentHtml/>
      </div>
    </div>

9 - Salve, visualize e curta os Threaded Comments.

10 - E se nada disso der certo, bem, o negócio é esperar por outra solução...

Atualização 24/01: Como sempre, a cada novo recurso colocado na plataforma, surgem bugs inesperados, do tipo, não funcionar em outros navegadores (principalmente o Internet Explorer, mas sério, quem ainda o usa? Não precisa me responder, foi uma questão retórica!) e rolagem da página até o fim. O Marcos Lemos (@hordones) do Ferramentas Blog, desenvolveu um script para parar com essa rolagem, mas é uma solução temporária.
De qualquer forma, os engenheiros do Blogger estão cientes dos problemas e estão trabalhando nas soluções. Vamos aguardar!

32 comentários:

  1. Eu fiz seguindo os passos do Mundo Blogger e funcionou super bem. O template que eu customizei é em HTML5 e as imagens dos comentários não apareciam.

    Habilitei a função e ganhei as imagens junto... rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão rolando pelo mundo afora várias alternativas. Eu publiquei as duas que são as mais fáceis de implementar, pelo menos na minha opinião, pois eu mesmo as testei.
      Ou seja, fica ao gosto do freguês! :)

      Excluir
  2. Essa linha que pede para substituir {b:include data='post' name='comments'/} é repetida no código substituto. Fui tentar fazer, virou samba do criolo doido, parei! Tem certeza disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa linha se repete no mínimo 4 vezes, e em cada uma delas deve-se incluir o código em questão. Fiz isso no Dorgas (Template designer) e no Palavras depressivas(template clássico).
      O problema é que você usa dois tipo de sistemas. E eu não sei como funciona o Haloscan. Será que não houve conflito?

      Excluir
    2. O Haloscan não interfere na html do template. O que aconteceu foi que o código que pede para substituir é repetido na quarta linha do novo código que publicou. Achei muito trabalhoso achar as 4 linhas sem poder usar control + F. Quando tiver mais tempo e paciência testo de novo. Beijus,

      Excluir
  3. Valeu cara, deu certo aqui no meu blog. Eu estava tentando por o da Clau mas não estava funcionando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Falei cedo demais, rs Apareceu o botão pra responder mas sem funcionar. Tentei a dica extra e mesmo assim não funcionou. O blogger dizia que o html não podia ser analisado,

    De qualquer forma valeu a intenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu template é nativo do Blogger? Porque senão, esse aviso sempre aparece.

      Excluir
  5. Cara,

    Obrigado. Meu blog tem muitos comentários em alguns posts, mais de 300 em alguns casos. O problema é quem nem a novidade funcionou, nem os comentários recentes apareciam.

    Segui sua dica e parece que tudo está funcionando bem. Só não testei o bug que segundo alguns aparece no firefox.

    Muito obrigado pela dica.

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, me ajudou muito, alias seu blog sempre me ajuda muito!!
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ultimamente estou sem tempo para me dedicar aos tutoriais, mas sempre que posso tento ajudar!

      Excluir
  7. Fiz a mudança e ao testar no IE não funcionou. Funcionou bem no Firefox. Tem idéia do que pode ser que não funciona no IE.

    ResponderExcluir
  8. Fiz a alteração e não funciona o IE. Fiz o teste no Firefox funciona normal. Tem idéia porque não funciona no IE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IE é um caso sério. Ele não aceita HTML5 e CSS3. É um navegador antigo e ultrapassado, com falhas graves de segurança.
      Use Chrome, Firefox ou qualquer outro, pois será bem mais seguro.

      Excluir
    2. fiz td q vc mandou e nao deu certo me ajuda buaaaaaaaa
      aqui meu email jana_joatan@hotmail.com

      Excluir
    3. Jana, você vai precisar de alguém ao seu lado para mexer n layout, já que não está conseguindo sozinha. Infelizmente não faço atendimento por email.
      No artigo explico bem fácil como fazer, e olha que ainda alerto pois quem não sabe mexer nem deve tentar.

      Excluir
  9. Obrigada pela dica, funcionou! Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Cidão querido, coloquei agora o código no meu blog e ficou PERFEITO! O problema é que além deste recurso, eu gostaria de dar um destaque para o comentário do autor do post (eu). Antes de adicionar o teu código, os meus comentários estavam destacados com uma cor diferente no background. Você pode me ajudar? Vou te mostrar um exemplo de onde respondi alguns comentários:

    Feliz aniversário, moça do sonho!

    Se preferir, você pode responder por lá mesmo.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha os comentários de autor estilizados, mas tive que retirar o CSS porque nãó funcionava nos Threaded Comments.
      Leia esses meus outros artigos: http://crazyseawolf.blogspot.com/2012/01/threaded-comments-css.html e http://crazyseawolf.blogspot.com/2012/02/threaded-comments-css-links.html
      Neles ensino como customizar de uma maneira simples, o CSS, num deles tem como colocar o background.

      Excluir
  11. Valeu pela ajuda Cidão, mais uma vez, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Aparecido, eu estou usando um layout personalizado e não estou conseguindo ativar a opção de responder comentários.
    Estou usando este layout veja:
    http://blog.btemplates.com/btemplatr-blogger-template/

    Poderia me dar umas dicas?

    Júnior Rafael
    Email: jr.rafael-00@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, muitos templates customizados não vem adaptados com certos códigos novos do Blogger principalmente do Designer de Modelo, e isso gera problemas. Você tem que entrar em contato com quem fez o template para obter mais informações.

      Excluir
  13. Eu uso um template personalizado e tinha tentado tudo quanto era código, mas até ficava o botão responder só que não funcionava.
    Quando reverti os modelos de widget para o padrão funcionou \O/
    Muito obrigada mesmo! Eu já estava até desistindo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, aqui no blog, quando tento fazer isso, ele some com as imagens dos avatares, alguma dica?

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google