A internet que conhecemos pode sofrer uma drástica mudança se o governo dos EUA aprovarem o SOPA e o PIPA, dois projetos de leis enviados por políticos, que ao meu ver, nada entendem de internet, mas apoiados pelas indústrias de cinema, TV e música, e provedoras de TV a cabo e internet, ao congresso norte-americano. A votação acontecerá no próximo dia 24. Parece que o governo americano, na pessoa de Obama, já se manifestou contra esses projetos.
imagem de protesto circulando por vários blogs |
Em resumo, essas leis vão combater compartilhamentos e trocas de arquivos em qualquer situação, seja em redes sociais, blogs e sites de compartilhamento de arquivos. Ou seja, haverá uma monitoração e as páginas denunciadas serão fechadas, e também quaisquer outras páginas relacionadas.
Com isso, os provedores de internet, email, blogs, mensageiros eletrônicos e as redes sociais terão que verificar (ou espionar) todos os conteúdos que seus usuários postam para haver o bloqueio, pois eles serão responsabilizados. A parte da publicidade será muito afetada, pois além dos bloqueios dos anúncios, os fundos provenientes deverão ser congelados.
Google, Facebook e Twitter, por exemplo, serão fortemente afetados, pois possuem serviços que aos olhos do SOPA, se tornarão crime da noite para o dia, até mesmo toda a tecnologia que se permite navegar na internet anonimamente, tais como o TOR, DNS alternativos, P2Ps e VPNs.
É o fim da privacidade e da liberdade de expressão na Internet. Praticamente será o fim da Internet que conhecemos atualmente. Será o fim dos blogs e das redes sociais, pois quaisquer comentários feitos por usuários, causando ofensa ou infrigindo as leis com links de download, os donos serão responsabilizados, correndo o risco do serviço ser fechado.
Essas leis terão poder para agir dentro do território norte-americano, mas poderão servir de incentivo par que outros países possam fazer leis semelhantes. Quem não se lembra do projeto de lei do Azeredo, o famoso AI5 Digital? Além disso, o SOPA terá o poder de bloquear sites estrangeiros. Ou seja, parte da economia online será bastante afetada no mundo inteiro.
Amanhã, dia 18, vários sites e/ou serviços promentem sair do ar em protesto contra essa lei, Reddit, Wikipedia, entre outros. O Google deverá colocar um link ou imagem protestando contra o projeto de lei, mas não vai parar as suas atividades, assim como o Twitter. O Wordpress prometeu aderir ao movimento e o Facebook, no momento em que escrevo este post, não anunciou nada. Muitos blogs retirarão suas páginas do ar, mas colocarão uma mensagem de protesto.
Aqui no Crazyseawolf's, não haverá postagem durante 12h horas (das 8h às 20h), pretendo deixar este blog e o Dorgas de luto à partir da meia noite de hoje. No Dorgas on Fire!, imagens serão postadas contra o SOPA e o PIPA! Essa é a minha forma bem simples de protestar contra a censura na internet, que começou desde ontem, com a faixa preta na imagem do cabeçalho.
Aproveite para assinar a petição online.