quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A partícula maldita

Eu não consigo entender toda a falácia religiosa que permeia este país. Basta ler os comentários na Folha de São Paulo, por exemplo, no caderno Ciência, para ver os absurdos que lá são colocados. Pessoas sem noção nenhuma da realidade comentam qualquer notícia científica ou tecnológica, retrucando-a como sendo algo do demônio ou colocando-a contra a verdade absoluta de deus.

via Dorgas on Fire!

E uma das coisas que me irritam é que os senhores jornalistas, ao invés de evitar esse confronto, corroboram com termos que nada tem a ver com a Ciência: olho de deus, mão de deus e agora partícula de deus. Notem só as manchetes de ontem nos principais jornais aqui da cidade de São Paulo:
- Cientistas encontram sinais de deus e do Universo - Diário de São Paulo
- À um passo da partícula de deus - Jornal da tarde
- Cientistas vêem pistas fortes da existência da partícula de deus - Folha de São Paulo
- Perto da partícula de deus - Estado de São Paulo
- E por aí vai...
Manchetes desse tipo só servem para motivar ainda mais a ignorância do povo. Não tem nada de deus nesse caso, aliás, em nenhuma parte da Ciência tem espaço para deus. A Ciência e a religião são antagônicas. Enquanto a religião depende da fé (e digo-a cega!), a Ciência depende da razão. Não tem espaço para a fé na razão. A lógica religiosa é desprovida na obtenção da verdade, não há nenhum método científico que a embase. O religioso é cego nesse sentido, na verdade ele só enxerga aquilo que ele quer ver, baseado num contos fadas e num velho barbudo que fica soltando seus raios do céu.

A Ciência é libertadora do obscurantismo da ignorância. Os fenômenos são observados, teorias são elaboradas a partir das medidas e dos cálculos, as leis físicas podem ser comprovadas tanto na natureza quanto num laboratório. E a partir da compreensão do universo em que vivemos, criam-se as tecnologias que hoje nós usamos e abusamos. Tecnologias essas criadas para o nosso bem estar.

É horrível ler ou ouvir pessoas falando do que vai servir isso ou aquilo na vida delas, como o Bóson de Higgs. E com certeza eu digo NADA! Continuem a viver em seus mundinhos fechados e continuem a crer que o velho barbudo lá de cima está vigiando suas vidas.

E sabem o que é mais engraçado? Essas mesmas pessoas que falam que cientistas tem parte com o demônio e que a tecnologia é do mal, a usam para escrever tolices na rede. Porra, se a tecnologia é do demo, porque em suas casas tem TV, computador, geladeira, celular? Porque não se desfazem de tudo e vão viver no meio do mato, plantando e caçando para se sobreviver?

A imprensa tem um papel importante na sociedade e NÃO pode, de maneira nenhuma dar vazão à isso. Quem escreve e assina uma matéria científica tem que se ater aos fatos e não dar manchetes sem sentido e tendenciosas como as que descrevi acima. Isso só serve para denegrir mais ainda a Ciência e a Tecnologia, tão maltratadas nesse país e motivar ainda mais a discussão entre religiosos e ateus.

Cientistas NÃO querem se deus, e a Ciência não tem pretensão nenhuma em se unir à religião. Podem tirar o cavalinho da chuva. O papel da Ciência é entender e compreender a natureza à qual estamos inseridos. O Conhecimento não tem preço, mas obter o perdão de deus sim, e chega a ser caro, para adentrar no paraíso, enquanto isso, alguns espertalhões ficam ricos explorando a fé das pessoas ignorantes.

E só um detalhe: Quando Peter Higgs ( o físico que teorizou  a existência desse Bóson nos anos 60) escreveu um livro para leigos, explicando suas teorias, o nome original era The Goddamn Particle, ou A Partícula Maldita. A editora não aceitou o nome e impôs The God Particle, ou A Partícula de deus. Ou seja, Higgs nunca pensou em deus nas suas teorias!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google