fonte: The Next Web |
Pouco depois do pedido de reencaminhamento defeituoso, vários usuários de provedores de internet NTT Communications e KDDI Corp. não estavam conseguindo se conectar à internet ou estavam experimentando velocidades de navegação significativamente mais lentas.
A Google reconheceu o seu erro e assumiu a total responsabilidade pelo seu papel no apagão.
"Nós estabelecemos informações erradas para a rede e, como resultado, ocorreram problemas. Nós modificamos a informação para o correto dentro de oito minutos ", disse um porta-voz da empresa ao Asahi Shimbun. "Pedimos desculpas por causar inconvenientes e ansiedades".
A interrupção durou várias horas até que o peso-pesado da Internet finalmente conseguiu resolver o problema. Mas ainda assim, a gafe era tão grande que o Ministério dos Negócios Internos e das Comunicações do país iniciou uma investigação buscando descobrir exatamente o que causou a interrupção.
De acordo com suas descobertas, "a Google acidentalmente se tornou um provedor de trânsito para Jastel ao anunciar prefixos de pares para a Verizon. Como a Verizon selecionaria esse caminho para Jastel, teria enviado tráfego para esta rede em direção ao Google. Não só isso aconteceu para Jastel, mas também para milhares de outras redes ".
O motivo desse mau funcionamento é que a Google não oferece serviços de provedores de trânsito e isso significa que o tráfego para redes de terceiros nunca deve passar pelo seu sistema e, uma vez que aconteceu, a internet foi quebrada!
"É fácil fazer erros de configuração que podem levar a incidentes como este", observa a investigação mais adiante. "Neste caso, parece que um erro de configuração ou problema de software na rede do Google levou a anunciar inadvertidamente milhares de prefixos para a Verizon, [que], por sua vez, propagou o vazamento para muitos de seus pares".
Felizmente, o flub-up não resultou em grandes emergências; Embora tenha prejudicado o fluxo de trabalho da empresa East Japan Railway, o conforto de alguns clientes do Resona Bank, do Banco Saitama Resona e do Banco Kinki Osaka, bem como da diversão de milhares de jogadores Switch, Wii U e 3DS.
Em outro acidente semelhante, no início deste ano, um bloco de pornografia no Irã quebrou a internet em Hong Kong. Antes disso, o Paquistão inadvertidamente bloqueou o YouTube em todo o mundo depois de recorrer ao BGP para fechar o serviço localmente.
fonte: The Next Web