quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Um erro da Google acabou com a internet no Japão

Google cometeu um pequeno erro que quebrou metade da internet no Japão. Um erro de ISP (provedor de serviços de internet) pode provocar repercussões imensas e os japoneses sentiram isso na pele.

fonte: The Next Web
Na sexta-feira passada, metade da internet no país de repente foi desligada depois que a Google acidentalmente arruinou um Border Gateway Protocol (BGP) em torno do meio-dia. A origem do erro foi uma série de prefixos de pares falsamente anunciados enviados para a Verizon.

Pouco depois do pedido de reencaminhamento defeituoso, vários usuários de provedores de internet NTT Communications e KDDI Corp. não estavam conseguindo se conectar à internet ou estavam experimentando velocidades de navegação significativamente mais lentas.

A Google reconheceu o seu erro e assumiu a total responsabilidade pelo seu papel no apagão.

"Nós estabelecemos informações erradas para a rede e, como resultado, ocorreram problemas. Nós modificamos a informação para o correto dentro de oito minutos ", disse um porta-voz da empresa ao Asahi Shimbun. "Pedimos desculpas por causar inconvenientes e ansiedades".

A interrupção durou várias horas até que o peso-pesado da Internet finalmente conseguiu resolver o problema. Mas ainda assim, a gafe era tão grande que o Ministério dos Negócios Internos e das Comunicações do país iniciou uma investigação buscando descobrir exatamente o que causou a interrupção.

De acordo com suas descobertas, "a Google acidentalmente se tornou um provedor de trânsito para Jastel ao anunciar prefixos de pares para a Verizon. Como a Verizon selecionaria esse caminho para Jastel, teria enviado tráfego para esta rede em direção ao Google. Não só isso aconteceu para Jastel, mas também para milhares de outras redes ".

O motivo desse mau funcionamento é que a Google não oferece serviços de provedores de trânsito e isso significa que o tráfego para redes de terceiros nunca deve passar pelo seu sistema e, uma vez que aconteceu,  a internet foi quebrada!

"É fácil fazer erros de configuração que podem levar a incidentes como este", observa a investigação mais adiante. "Neste caso, parece que um erro de configuração ou problema de software na rede do Google levou a anunciar inadvertidamente milhares de prefixos para a Verizon, [que], por sua vez, propagou o vazamento para muitos de seus pares".

Felizmente, o flub-up não resultou em grandes emergências; Embora tenha prejudicado o fluxo de trabalho da empresa East Japan Railway, o conforto de alguns clientes do Resona Bank, do Banco Saitama Resona e do Banco Kinki Osaka, bem como da diversão de milhares de jogadores Switch, Wii U e 3DS.

Em outro acidente semelhante, no início deste ano, um bloco de pornografia no Irã quebrou a internet em Hong Kong. Antes disso, o Paquistão inadvertidamente bloqueou o YouTube em todo o mundo depois de recorrer ao BGP para fechar o serviço localmente.


fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google