fonte: The Verge |
Para quem não sabe, o paywall é um sistema de assinatura muito usado por jornais e outros veículos de comunicação digitais que permite ao internauta o acesso a conteúdos restritos.
Algumas semanas atrás, o Medium substituiu o recurso "recommend"(recomendar), que era um pequeno botão de coração no final de cada artigo, com um botão "clap" que você pode clicar quantas vezes quiser (como o Periscope que permite que você possa enviar um número infinito de corações). O site quer que as pessoas enviem os claps para os autores a fim de mostrar o quanto elas gostaram de ler cada artigo que eles criaram.
Imagem: Medium fonte: The Verge |
E agora, esses claps realmente vão significar alguma coisa. O Medium vai pagar os autores dividindo a taxa de cada assinante individual entre os diferentes artigos que eles leram nesse mês. Mas ao invés de fazer uma divisão uniforme entre os artigos, o Medium pesará os pagamentos em relação a qualquer artigo em que um assinante dê mais claps. Não está claro exatamente quanto claps cada indivíduo pode dar, mas pode-se ter certeza de que os escritores vão pedir aos leitores que cliquem nesse botão.
É uma maneira muito estranha de implementar pagamentos, pois depende de uma métrica realmente arbitrária na qual os assinantes individuais possam usar de maneiras realmente diferentes e inconsistentes. O tempo gasto na página e se alguém compartilhou um artigo provavelmente teria sido uma métrica útil para contar o quanto um leitor aprecia um texto, mas há um lado positivo, os claps podem ajudar o conteúdo a qual as pessoas estão gostando e entregá-lo para mais leitores.
Por enquanto, o Medium está dividindo entre escritores a totalidade da taxa de US$ 5 por mês. Eventualmente, a empresa planeja cobrir seus próprios custos, mas no momento a idéia é atrair novos escritores.
Até agora, o Medium vem trabalhando com autores e editores específicos para colocar seus artigos através do paywall do site, mas a partir de hoje, começa a implementar a opção de para mais escritores. Um representante da empresa não esclareceu se todos os escritores acabariam por ter essa habilidade, mas disse que o Medium está "planejando acelerar rapidamente" o número de autores elegíveis.
A Medium também está mudando seu logotipo hoje. Em vez do "M" verde, você vai começar a ver o símbolo a seguir:
fonte: The Verge |
fonte: The Verge