terça-feira, 22 de agosto de 2017

Google desenvolve um algoritmo que remove as marcas d'água das fotos

A marca d'agua é um recurso usado por bancos de imagens, fotógrafos e sites/blogs para proteger os seus direitos autorais mas agora, um algoritmo criado pela Google consegue removê-las automaticamente por completo!

Adicionar legenda

Os pesquisadores da Google desenvolveram um algoritmo que remove completamente as marcas d'água das imagens em questão de segundos e funciona de forma totalmente automática.

Os profissionais da fotografia ou bancos de imagens muitas vezes dão marcas de água nas suas imagens para proteger seus direitos autorais e impedir que as pessoas as usem sem sua permissão. No entanto, os pesquisadores foram capazes de identificar um erro flagrante nesta abordagem e explorá-lo para negar completamente a visibilidade das marcas d'água.

O método, que foi documentado com mais detalhes em um artigo intitulado On the Effectiveness of Visible Watermarks ou Sobre a Eficácia das Marcas de Água Visíveis [PDF] - aproveita essencialmente o fato de que as marcas d'água, por design, são aplicadas nas fotos exatamente da mesma maneira.

Embora isso facilite os mercados de fotografia para estabelecer sua marca, os pesquisadores conseguiram alavancar essa consistência para desenvolver um algoritmo de computador capaz de editar de forma autônoma marcas de assinatura de imagens.

A técnica é explicada mais extensivamente no vídeo abaixo:


O resultado é bastante impressionante. Para comparação, limpar manualmente as marcas d'água de fotos, pode demorar vários minutos mesmo para os profissionais do Photoshop, os pesquisadores conseguiram treinar um modelo para executar a mesma tarefa muito mais rápido e sem qualquer intervenção de humanos.

Os pesquisadores da Google explicam que o truque era ensinar o computador a identificar com precisão as estruturas de marcas de água repetitivas e então ajustá-las em como substituí-las de forma convincente.

"Se uma marca d'água semelhante estiver incorporada em muitas imagens, a marca d'água torna-se o sinal na coleção e as imagens se tornam o ruído, e as operações de imagem simples podem ser usadas para extrair uma estimativa aproximada do padrão da marca d'água", revelam Tali Dekel e Michael Rubinstein.

Eis abaixo em ação:


fonte: The Next Web

Felizmente, para os vendedores de banco de fotos, os pesquisadores também tomaram a iniciativa de criar uma maneira mais robusta de proteger suas fotos do software de remoção de marca d'água.

A solução secreta: apresentar incoerências aos seus padrões de marca d'água.

Com base nesse método, os pesquisadores da Google perceberam que mesmo adicionando as menores modificações à marca d'água - como alterar sua posição, deformar sua forma e brincar com sua opacidade - já tornava cada vez mais difícil o algoritmo esconder as marcas de assinatura.


fonte: The Next Web
Para obter mais detalhes sobre a eficácia das marcas d'água, você pode ler a publicação completa aqui.


Fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google