segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Seu smartphone Android rodando o Gingerbread vai se tornar ainda mais inútil

Seu antigo smartphone Android Gingerbread está prestes a se tornar ainda mais inútil. Os logins da conta da Google serão bloqueados em setembro.  

fonte: Android Police

Quando foi a última vez que você pensou no seu antigo smartphone Gingerbread? A Google lançou o Android 4.0 Ice Cream Sandwich ao público há quase dez anos, inaugurando os dias de sua Holo UI inspirada em Tron, mas alguns dispositivos Android lendários - incluindo o Moto Droid X, HTC Evo 4G e o Galaxy S original da Samsung - nunca fez o salto. Se você ainda está segurando um dispositovo executando o Gingerbread, ele ficará muito mais difícil de usar com os serviços da Google.

A partir de 27 de setembro, qualquer dispositivo com Android 2.3.7 Gingerbread ou anterior não poderá mais fazer login em uma conta da Google (via 9to5Google). A empresa destaca especificamente Gmail, YouTube e Maps como aplicativos destinados a produzir erros de nome de usuário e senha após esta data. Em um e-mail enviado aos usuários afetados, a Google sugere atualizar seu dispositivo para Android 3.0 ou superior, se possível (uma solicitação estranha, considerando que o Honeycomb era um lançamento exclusivo para tablet), mas, realisticamente, a escrita está na parede. Se você ainda usa um telefone Gingerbread como seu driver diário - ou mesmo como um dispositivo secundário - pode ser hora de desistir do fantasma.

Como acontece com a maioria das restrições do sistema operacional da Google, isso é impulsionado principalmente pela segurança e proteção. Embora os dispositivos Android tenham recebidos muitos recursos novos desde 2011, eles também são muito, muito mais seguros. Afinal, os patches de segurança mensais se tornaram a norma por um motivo. Esses aplicativos também estão longe de ser os primeiros a serem desativados nos smartphones Gingerbread. O WhatsApp parou de oferecer suporte à plataforma em janeiro de 2020 e foi totalmente retirado do Google Play Services em 2017.

Se, por qualquer motivo, você precisa continuar acessando o Gmail ou YouTube em um dispositivo afetado, você não está totalmente sem sorte. Você pode tentar fazer login em sua conta usando o navegador do dispositivo. Alguns aplicativos da web ainda funcionarão com esse método, embora a Google não tenha destacado o que terá ou não suporte em seus fóruns de suporte.

Embora os números de distribuição do Android tenham deixado de ser compartilhados há alguns anos, o Gingerbread havia caído para 0,3% da participação de mercado em maio de 2019. É seguro dizer que o número caiu ainda mais, limitando o número de usuários que isso afeta a um pequeno grupo de colecionadores, na melhor das hipóteses. Se você conhece alguém que ainda assiste aos vídeos do YouTube em um Nexus One, certifique-se de que essa pessoa sabe que finalmente é hora de puxar o gatilho para essa atualização.

fonte: Android Police

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google