Por que mudar de conta no Chrome é tão complicado para os dispositivos móveis? A maioria dos aplicativos da Google permite que você deslize para alternar entre contas, mas não o Chrome!
fonte: Android Police |
Para quem tem uma única conta da Google, é fácil. Deve ser bom ter um lugar para todos os e-mails, contatos, compras de aplicativos, calendários, favoritos e todas as outras facetas de sua vida digital. Eu, no entanto, assim como outros, tenho que usar várias contas. Ou porque um deles é pessoal e o outro para o trabalho, ou por uma miríade de outros motivos. Em geral, é relativamente fácil reconciliar os dados dessas contas, ou pelo menos é simples e rápido o suficiente para alternar entre elas. Exceto no Chrome. E essa é atualmente a ruína da minha existência.
Dos mais de 30 aplicativos da Google instalados no meu smartphone, alguns não precisam estar logados em uma conta (como calculadora, relógio, Files ou Lens), mas há muitos que precisam. A maioria deles oferece uma troca rápida de conta em que você não precisa sair de uma para fazer login de outra. Você está conectado a todos eles ao mesmo tempo e um simples toque em seu avatar no canto superior direito permite selecionar a conta desejada. Melhor ainda, todos eles permitem que você deslize para cima ou para baixo para mover instantaneamente entre as contas - um gesto que começou a aparecer em 2019 e, desde então, se espalhou para a maioria dos aplicativos da Google.
O gesto de troca de conta funciona no Gmail e em muitos outros aplicativos da Google. Mas não no Chrome, fonte: Android Police |
Existem outliers, no entanto, como o Google Duo e Chrome. Este último é o mais problemático, na minha opinião. E a razão é que qualquer pessoa que usa várias contas para finalidades diferentes provavelmente isolou suas informações do Chrome em cada uma para essas finalidades específicas. Tome essas contas, por exemplo:
- A conta pessoal é onde se faz sua própria navegação, onde se entra com seus serviços pessoais e onde salva seus sites favoritos.
- A conta de trabalho do Workspace (anteriormente G Suite) é onde se faz login com as credenciais de trabalho e onde as pesquisas, favoritos, logins salvos e assim por diante são feitos para o seu trabalho.
- A conta conjunta da Google com seu parceiro é onde se salva tudo o que precisa em comum, como seus sites favoritos, favoritos de viagens, logins de serviço e informações de pagamento conjunto.
Quando alguém usa o Chrome num computador Mac ou Windows, pode-se entrar com vários perfis e alternar entre eles em um piscar de olhos. Tudo está onde se espera que esteja e sua mente pode facilmente isolar e diferenciar cada perfil. Se for num Pixelbook, pode-se usar o método de contas múltiplas para poder acessar esses dados em cada conta e mantê-los separados.
Mas em nossos smartphones Android ou iPhone/iPad, o Chrome não oferece uma alternativa. Ao contrário de outros aplicativos, você precisa sair da conta atualmente conectada e, em seguida, faça login em outra. Isso significa que não vai ter seus favoritos, histórico, lista de leitura, senhas, pagamentos ou detalhes de endereço, a menos que execute várias etapas todas as vez. Isso também significa que verificar as guias abertas em seus outros computadores ou enviar uma guia do computador para o seu smartphone não funciona, a menos que se mude para a conta correspondente.
Se você estiver conectado, todos esses dados serão sincronizados com o seu smartphone. Mas você precisa sair / entrar novamente para trocar de conta, fonte: Android Police |
Existem soluções alternativas, mas nenhuma delas é ideal:
- Tanto no Android quanto no iOS / iPadOS, poderíamos começar a navegação no aplicativo da Google em vez do Chrome, mantendo assim a capacidade de trocar de conta quando for preciso. Mas isso não dá um acesso fácil ao histórico ou favoritos.
- Apenas no Android, pode-se instalar o Chrome Stable, Beta, Dev e Canary e conectar cada um em uma conta da Google diferente. Mas isso significa usar um navegador potencialmente instável para as contas secundárias e terciárias. Também é preciso pensar sobre o aplicativo exato que precisa abrir sempre que deseja navegar. Além disso, esta solução não funciona no iPad porque apenas a versão estável do Chrome está disponível lá.
No smartphone é onde as coisas deveriam ser mais fáceis e rápidas, não mais complicadas. Então, ficamos perplexos que uma troca rápida de conta ainda não foi implementada no Chrome. Se o Google Maps puder associar diferentes mapas, listas e opções de roteamento off-line a várias contas; se o Google Home pode controlar várias configurações da casa; se o Google Pay pode salvar diferentes pagamentos e cartões de fidelidade; e se todo o pacote do Google Drive pode ter acesso a arquivos e compartilhamentos distintos e salvos off-line; então, o Chrome deveria ser capaz de alternar contas da mesma maneira.
fonte: Android Police