Anúncios com spam estão invadindo o Google Mensagens, Aprenda como se livrar deles. Bastam alguns toques para recuperar sua caixa de entrada.
fonte: Android Police |
Armado com o RCS, o Google Mensagens é a face atual da busca de longa data da empresa por um aplicativo de mensagens que valha a pena. Embora o aplicativo de SMS multifuncional agora tenha recursos para rivalizar com aplicativos como o WhatsApp, ele ainda falha em uma área-chave - manter o controle sobre o montante de spam de SMS. Isso é especialmente verdadeiro quando as fontes são contas comerciais verificadas que têm incomodado muitos usuários indianos recentemente com anúncios de spam no chat no Google Mensagens.
Embora a Google e os anúncios geralmente andem de mãos dadas, o gigante das buscas tem pouca participação neste caso. Várias marcas de serviços financeiros agressivos têm explorado seus privilégios comerciais verificados para enviar spam para usuários (ou qualquer pessoa cujo número eles possuam) com anúncios rich media no Google Mensagens nos últimos meses. As empresas indianas: Kotak Mahindra Bank, Bajaj Finserv, Buddy Loan e PolicyBazaar acabaram sendo os maiores infratores.
Além disso, isso não se limita aos usuários do Pixel ou Android One, já que o aplicativo Mensagens agora vem como o aplicativo de SMS padrão em muitos amartphones OEM. Alguns proprietários dos fispositivos Samsung também viram esses anúncios em seus aplicativos SMS pré-instalados, o que nos leva a acreditar que o protocolo RCS está sendo usado para retransmitir esses banners de anúncios.
Então, como podemos nos livrar desses anúncios com spam no Google Mensagens?
Desativando os chats rich
Uma opção de configuração no Google Mensagens chamada recursos de bate-papo é o que ativa os recursos RCS do aplicativo. Simplesmente desligá-lo será uma maneira infalível de manter essas empresas incômodas fora de sua caixa de entrada de SMS para sempre. No menu Configurações do aplicativo, toque em Geral >> Recursos de chat e desative a opção Ativar recursos de chat. Isso deve resolver o problema e seus serviços SMS padrão continuarão funcionando normalmente.
Desligue a alternância destacada na captura de tela mais à direita. |
Como as mensagens RCS não avançaram muito em comparação com aplicativos mais universalmente aceitos, como o WhatsApp na Índia, desativar o recurso não deve ser um grande problema para a maioria dos usuários. Mas se você começou a confiar nos recursos avançados de chat, existem algumas soluções alternativas que você pode tentar.
Bloqueando/cancelando a inscrição
Algumas dessas empresas foram corteses o suficiente para oferecer uma maneira direta de cancelar a assinatura desses anúncios, como você faria com as listas de mala direta. No caso do Kotak, você terá uma opção no bate-papo para retirar seu número de telefone da lista. Mas se você não vir o botão, você sempre pode bloquear os remetentes de encaminhá-lo mais porcaria.
Para fazer isso, toque no perfil da empresa e você encontrará Bloquear e denunciar spam na guia Opções. Selecione-o e toque em Ok.
Esquerda e Centro: Bloqueando um remetente. Direita: botão para cancelar. |
Nenhum desses métodos é tão confiável quanto desativar o RCS por completo, uma vez que bloquear empresas individualmente não impedirá que outras pessoas enviem mais spam. Além disso, você terá que passar manualmente por cada um desses remetentes para bloqueá-los, o que pode demorar um pouco se você tiver muitas empresas como alvo. E com o cancelamento da assinatura, ainda há uma chance de que uma empresa decida não honrar sua solicitação, deixando você em apuros.
Alternando aplicativos de SMS
Alternativamente, você pode usar o SMS Organizer da Microsoft, que é muito mais capaz, pois o aplicativo filtra automaticamente as mensagens de marketing e spam para uma pasta separada, da qual nunca se recebe uma notificação - e tudo isso acontece inteiramente offline. O aplicativo não possui recursos RCS, mas isso funciona a seu favor neste caso.
Está ficando mais difícil a cada dia manter seu número de telefone protegido de empresas invasoras, quando cada aplicativo que você baixa requer seus dados pessoais para permitir que você entre. Pelo menos é possível manter esses anúncios fora de sua caixa de entrada usando um desses métodos.
fonte: Android Police