Parece que a Google está disposta a quebrar as regras da Play Store se você for um grande cliente. Mas as consequências de vários processos antitruste continuam.
fonte: Android Police |
Os últimos dois anos trouxeram um maior escrutínio sobre o poder do Google Play sobre os desenvolvedores do Android, especialmente depois de seu processo contra a Epic. A empresa seguiu o exemplo da Apple em março, reduzindo suas taxas para 15% para o primeiro $ 1 milhão em receita. Um processo de consumidor recém-aberto envolvendo a Google revelou alguns novos fatos sobre como a Play Store é gerenciada nos bastidores, incluindo um acordo secreto feito com a Netflix.
Conforme relatado pelo The Verge, a Google estava tão frustrado com a Netflix expressando publicamente seu "descontentamento" com a Play Store, que ofereceu à empresa de streaming um acordo exclusivo em que a Google ficaria com uma "participação nos lucros significativamente reduzida". Esse esforço foi projetado para manter a Netflix usando ativamente o sistema de faturamento da Play Store, em vez de deixar de oferecer inscrições de assinaturas dentro do aplicativo. Mesmo empresas de tamanho semelhante, como Spotify e Tinder - ambas as quais também buscavam alternativas de pagamento - não receberam o tipo de negócio secreto que a Netflix recebeu.
Não é o único fato revelado nesses documentos não lacrados. De acordo com cálculos internos da própria Google, a empresa pode atingir o ponto de equilíbrio na Play Store com um corte de receita de 6% - muito menor do que os 15% necessários para os primeiros US $ 1 milhão. A taxa de 30% foi aparentemente escolhida por nenhuma outra razão a não ser para coincidir com o corte da Apple na App Store.
After #Epic filed its unsealed #Google Play Store lawsuit, consumers have filed. 3 things:
— Michael Acton (@MActon93) August 27, 2021
1 - Says Google offered @netflix special deal to stop them griping about 30% fee
2 - Says Google estimated @SamsungUS made $0.1 bn from store in 2019 compared to Google's $4bn
Em um comunicado entregue ao The Verge, a Google disse o seguinte:
Todos os desenvolvedores estão sujeitos às mesmas políticas de todos os outros desenvolvedores, incluindo a política de pagamentos. Há muito tempo temos programas em vigor que oferecem suporte aos desenvolvedores com recursos e investimentos aprimorados. Esses programas são um sinal de competição saudável entre sistemas operacionais e lojas de aplicativos e desenvolvedores de benefícios.
Apesar das mudanças da Google em seus cortes de receita no início deste ano, a empresa ainda enfrenta vários processos antitruste nos Estados Unidos. À medida que empresas como a Epic e a Netflix continuam a pressionar por mais opções em lojas de aplicativos de terceiros e serviços de pagamento, será interessante ver o que irá continuar mudando na Play Store.
fonte: Android Police